Um doente foi transportado por engano para a morada de outro doente com o mesmo nome, José, após receber alta no hospital de Viana do Castelo, na noite de segunda-feira. A troca só foi detetada quando o idoso chegou ao local, em Melgaço, após mais de 100 quilómetros de caminho.
José Lima foi enviado para a morada de José Alves, que tem uma doença oncológica e tinha dado entrada no hospital na sexta-feira, com problemas respiratórios. O primeiro, conta o Jornal de Notícias, vive em Vila Praia de Âncora e o segundo na freguesia de Parada do Monte, em Melgaço.
A família de José Alves, ao aperceber-se da situação, reportou o erro de imediato à Cruz Vermelha, que fez o transporte e se prontificou para levar José Lima à morada correta.
Já José Alves, que não chegara ainda a sair do hospital, acabou por ser levado a casa dos familiares, em Parada do Monte, de madrugada.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) confirmou ao Notícias ao Minuto o engano, adiantando que a guia de transporte do doente foi corretamente entregue à transportadora, mas continha uma informação desatualizada sobre a sua localização no hospital. No momento do transporte, não foi realizada a devida confirmação cruzada da identidade do doente, o que gerou o mal-entendido.
A ULSAM garante que vai reforçar os procedimentos internos para evitar que a situação se repita.
Leia Também: Castro Daire. Idoso desaparecido encontrado com "ferimentos e hematomas"