VCI? Rui Moreira explica conceito de "tendencialmente gratuito"

Pelo menos desde setembro de 2024 que o atual Governo tenta encontrar uma "solução definitiva" para o problema do trânsito na VCI.

Notícia

© Global

Lusa
03/04/2025 18:15 ‧ ontem por Lusa

País

VCI

Em declarações aos jornalistas, após a reunião com o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, explicou que o conceito de "tendencialmente gratuito" se refere quer à diferenciação entre pesados de mercadorias e de passageiros, quer à passagem em certas horas do dia.

 

"Isto não pode influenciar aquilo que tem que ver com o transporte de passageiros", defendeu o autarca, referindo que "a segunda questão que tem de ser avaliada é se isso se deve aplicar a todas as horas do dia ou não, em função de uma análise custo-benefício".

Rui Moreira entende que "se calhar não" vale a pena aplicar uma isenção "para um veículo que passa entre as 03h00 e 04h00" na VCI.

Segundo o autarca, esta medida consubstancia-se na revisitação do estudo realizado em 2020, que previa a alteração de pórticos de portagem na A28 e A4, desta vez incluindo Gondomar.

"Aquilo que o senhor ministro propôs foi que se voltasse a reatar um estudo que envolvesse todos os municípios (...) no sentido de encontrar uma forma harmoniosa que não leve àquilo que sucedeu no passado", em que houve desacordo com Matosinhos, disse Rui Moreira.

Pelo menos desde setembro de 2024 que o atual Governo tenta encontrar uma "solução definitiva" para o problema do trânsito na VCI, tendo-se reunido individual e coletivamente com os autarcas da AMP sobre o tema ao longo dos meses.

Leia Também: Grupo de trabalho vai definir "medidas mitigadoras" de trânsito na VCI

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas