O 'modus operandi' dos carteiristas (e dicas da PSP para evitar ser alvo)

PSP deixou um alerta através das redes sociais. Fique a par.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto com Lusa
17/04/2025 08:33 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto com Lusa

País

PSP

"Eles agem num segundo, atenção aos carteiristas!" Este é o 'mote' para uma publicação da Polícia de Segurança Pública (PSP) nas redes sociais, onde aponta tanto o 'modus operandi' dos criminosos como faz algumas recomendações aos portugueses para evitarem ser um dos alvos.

 

E ressalva ainda: "Nas ruas, nos transportes públicos ou em locais de grande aglomerado de pessoas, os furtos por carteiristas continuam a ser um dos crimes mais comuns."

Qual é o 'modus operandi' dos carteiristas?

A PSP começa por explicar que, "ocasionalmente, os carteiristas, principalmente em grupo, usam como 'muleta' um jornal ou um casaco para esconder a ação de furtar a carteira e ocultá-la rapidamente". Os suspeitos podem ainda "efetuar ligeiros empurrões para distrair a vítima e, assim, consumar o furto". 

Os carteiristas, prossegue a autoridade, "atuam em locais e horários com elevada concentração de pessoas, como na via pública, transportes públicos, centros comerciais ou restaurantes", sendo que "aproveitam as características desses locais e o contacto físico entre as pessoas para camuflarem a sua ação". 

E o que fazer para evitar ser um alvo? 

Para evitar ser vítima de um carteirista, a Polícia de Segurança Pública refere, na mesma mensagem deixada no Facebook, que "nos transportes públicos, deve transportar os pertences junto ao seu corpo, evitando pertences nas costas". 

Deve ainda transportar "a carteira dentro do casaco ou nos bolsos da frente das calças e nunca dentro de uma mochila". 

A PSP vinca ainda: "Evite mostrar e transportar grandes quantias de dinheiro, devendo usar notas pequenas para qualquer pagamento". 

Já "antes de sair de um restaurante, hotel, comboio, metro, autocarro, ou outro local, adote medidas preventivas, observando o ambiente em seu redor, para diminuir o risco de ser surpreendido". 

Por outro lado, "se consultar o telemóvel ou mapa", deverá escolher "um local seguro onde possa aperceber-se da chegada de alguém". 

E se desconfiar que está a ser seguido por um carteirista? Nesta situação, a PSP aconselha a que "mude de direção, pare, ou entre numa loja". 

De recordar que a PSP deteve 149 carteiristas no ano passado, um aumento de 43% em relação a 2023, revelou no passado dia 8 aquela polícia, avançando que nos centros urbanos ocorreram em média 16 furtos por dia através deste método em 2024.

A Polícia de Segurança Pública avança que identificou também 379 carteiristas suspeitos na sua área de responsabilidade, os meios urbanos, no ano passado, um aumento de 28% face a 2023, sendo o número mais elevado desde 2020.

Leia Também: Carteiristas detidos pela PSP aumentaram 43% no ano passado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas