O cardeal Américo Aguiar esteve, esta terça-feira, na Casa Santa Marta, na Cidade do Vaticano, para se despedir do Papa Francisco, que morreu ontem aos 88 anos, descrevendo um "momento muito doloroso".
"Vaticano, Casa Santa Marta. O prometido abraço, meu, dos sadinos, de todos os portugueses e de Portugal, está dado", começou por escrever o também bispo de Setúbal numa publicação divulgada na rede social Facebook.
"Este reencontro com o nosso muito querido e já tão saudoso Papa Francisco, com o seu corpo já sem vida, foi muito doloroso… mas Cristo Vive… Cristo Ressuscitou Aleluia Aleluia", completou o mais jovem cardeal português, que participará no conclave para a eleição do novo pontífice.
Américo Aguiar, recorde-se, teve, nos últimos anos, múltiplos encontros com Francisco, no âmbito da organização da Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa, em 2023. Foi também nesse ano que Francisco o elevou a cardeal.
O corpo de Francisco está na capela da Casa de Santa Marta, onde viveu o pontífice. Trabalhadores do Vaticano e membros do clero estão autorizados a passar pelo local para se despedirem. O corpo será levado amanhã para a Basílica de São Pedro para ser visto pelos fiéis. O funeral acontece no sábado.
Leia Também: "Vou a Roma e volto". Os últimos dias de Francisco em Buenos Aires