O artista plástico Bordalo II transformou a Praça Duque da Terceira, no Cais do Sodré, em Lisboa, num tabuleiro de Monopólio gigante, esta sexta-feira, para criticar a crise na habitação em Portugal.
"As nossas cidades estão a ser convertidas em grandes tabuleiros de jogo. O direito à habitação, presente na Constituição, está agora à mercê da sorte ou do azar. Alguns jogadores trocam casas por hotéis, uns hipotecam os imóveis à banca, outros são a banca - mas neste jogo, nem todos começam com a mesma quantia e poucos recebem ao passar pela casa de partida", escreveu Bordalo II no Instagram, onde partilhou algumas imagens da obra, intitulada 'Provoc'.
Esta obra foi produzida com lona e ocupa a grande rotunda existente na praça lisboeta.
Recorde-se que o Monopólio é um famoso jogo de tabuleiro, criado nos Estados Unidos, no início do século XX. Quem o joga simula atividades de compra, venda e aluguer de propriedades com o objetivo de levar os jogadores adversários à falência.
Há cerca de um ano, o mesmo artista tapou a campa de António Oliveira Salazar, no cemitério da freguesia de Vimieiro, em Santa Comba Dão, com uma caixa de medicamento "antifascista" gigante.
Antes disso colocou, em frente ao Parlamento, uma instalação a criticar os políticos "intolerantes" e "opressores".
Leia Também: Milhares desfilam em Lisboa a exigir mais salário para habitação