Arranca este sábado, 3 de maio, a operação 'Peregrinação Segura 2025' da Guarda Nacional Republicana (GNR). Desta forma, no âmbito das celebrações de Fátima, a força de segurança vai intensificar, até ao dia 14 de maio, as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima e ao seu Santuário, com o objetivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações.
Em comunicado, a GNR destaca que, uma vez que se trata de um evento de "grande impacto nacional e internacional, que reúne milhares de fiéis de todo o mundo", está previsto um "elevado número de peregrinos a efetuarem o percurso a pé, em grupos numerosos e em vias com tráfego intenso, bermas estreitas ou mesmo inexistentes, aumentando o risco de atropelamentos".
Este considerável aglomerado de pessoas "exige uma especial preocupação nos aspetos relacionados com a segurança rodoviária". Assim, será levada a cabo a referida operação, que será realizada em duas fases.
A primeira fase acontece de 3 a 11 de maio, "através da orientação do esforço de policiamento para as vias mais críticas, designadamente as vias utilizadas pelos peregrinos pedestres e envolventes dos locais do evento e respetivos eixos viários de acesso, bem como para a sensibilização dos peregrinos".
A segunda fase, de 12 a 14 de maio, será "focada na garantia da segurança durante as celebrações religiosas que decorrem no Santuário de Fátima e zonas envolventes".
Que conselhos para os peregrinos?
Nesse sentido, e uma vez que este aglomerado significativo de pessoas implica uma preocupação acrescida nos aspetos relacionados com a segurança, a GNR aconselha os peregrinos a adotarem determinados comportamentos durante o percurso, nomeadamente andar em fila indiana; sinalizar o início e o fim dos grupos; circular preferencialmente pela berma, nunca pela estrada, devidamente sinalizados com coletes refletores; caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito; evitar locais onde seja proibida a circulação de peões; não usar auscultadores, auriculares, nem fazer uso do telemóvel durante a caminhada; não andar sozinho(a) durante a noite e ter especial cuidado ao atravessar as vias.
Já na cidade de Fátima e no Santuário, a GNR recomenda chegar atempadamente, de forma a evitar filas prolongadas; não deixar bens à vista no interior das viaturas, devendo guardá-los na bagageira antes de estacionar; transportar sempre consigo os documentos pessoais, evitando deixá-los no veículo e não transportar a carteira/telemóvel no bolso de trás ou na mochila.
Sempre que possível, guarde-os num bolso da frente ou numa bolsa com fecho que esteja sempre em contato com o corpo; evitar andar com grandes quantias de dinheiro e divida-o e distribua-o por vários locais.
As recomendações apontam ainda para não levar bens de valor, nem objetos que sejam ostensivos; ter sempre o telemóvel com bateria e o contacto dos demais elementos do grupo; logo após o fim das cerimónias, sair de forma calma e gradual, evitando as filas prolongadas; nunca perder de vista os idosos e crianças que o acompanham, devendo ter sempre consigo um contacto de um adulto do grupo.
Leia Também: Vai a Fátima a pé? A PSP deixa alguns conselhos aos peregrinos