"Endereço ao meu amigo André Ventura as minhas mais calorosas felicitações pela sua tenacidade, determinação e comprometimento, que lhe permitiram construir um movimento patriótico poderoso e popular", escreveu a líder do partido francês União Nacional, Marine Le Pen, na rede social X.
Na mesma rede social, também o líder do Vox, Santiago Abascal, felicitou André Ventura pelo resultado obtido nas eleições legislativas antecipadas de domingo em Portugal, salientando a quebra no bipartidarismo.
"As forças patrióticas e conservadoras crescem em todas as nações europeias, apesar dos cordões sanitários e da hegemonia mediática dos partidos globalistas. Parabéns a todos e em especial ao meu querido amigo André Ventura, que deu tudo de si, literalmente, e foi recompensado com o segundo lugar, rompendo a fraude do bipartidarismo em Portugal", defendeu Abascal.
A AD venceu as eleições legislativas de domingo, com 89 deputados, enquanto PS e Chega empataram no número de eleitos para o parlamento, com 58 cada.
Il y a trois ans, Chega, nos alliés au Parlement européen, obtenaient 7% pour leur première participation aux élections législatives portugaises. Ce soir, ils réalisent une remarquable performance avec près de 23%.
— Marine Le Pen (@MLP_officiel) May 18, 2025
J’adresse à mon ami @AndreCVentura mes plus chaleureuses…
Las fuerzas patriotas y conservadoras crecen en todas las naciones de Europa a pesar de cordones sanitarios y de la hegemonía mediática de los partidos globalistas. Enhorabuena a todos ellos y, especialmente, a mi querido amigo @AndreCVentura , quien ha dado todo, literalmente, y… https://t.co/H4F5ySKPlP
— Santiago Abascal 🇪🇸 (@Santi_ABASCAL) May 18, 2025
A Iniciativa Liberal continua a ser a quarta força política, com mais um deputado (9) do que em 2024, e o quinto lugar é do Livre, que passou de quatro a seis eleitos.
A CDU perdeu um eleito e ficou com três parlamentares, enquanto o Bloco de Esquerda está reduzido a uma representante, tal como o PAN que manteve um deputado.
O JPP, da Madeira, conseguiu eleger um deputado.
Estes resultados não incluem ainda os eleitores residentes no estrangeiro, cuja participação e escolhas serão conhecidas a 28 de maio.
Leia Também: Terceiro pior resultado da história termina com demissão de Pedro Nuno