A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, no dia 15 de maio, em Belém, Lisboa, quatro mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e os 24 anos, por serem suspeitas da prática do crime de furto por carteirista.
Em comunicado, esta segunda-feira, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP revela que as mulheres foram intercetadas por agentes pertencentes à equipa especialmente criada para combate ao fenómeno do furto por carteirista,
As suspeitas, de "forma astuciosa, coordenada e premeditada, aproximaram-se de um turista e astuciosamente abriram a bolsa a tiracolo do lesado e subtraíram uma carteira que tinha no seu interior 70 mil ienes japoneses (425.18 euros à taxa de câmbio atual) e 50 euros em numerário, tendo de seguida encetado fuga".
No entanto, foram apanhadas pela PSP. "O valor da carteira e da quantia monetária furtada, perfaz um total de 485.18 (quatrocentos e oitenta e cinco euros e dezoito cêntimos), artigos que foram restituídos ao seu legítimo proprietário", lê-se na mesma nota.
As detidas, "já com antecedentes pelo mesmo tipo de crime, sobejamente referenciadas por este tipo de ilícitos, já foram detidas em 2023, 2024 e em abril de 2025", foram presentes à Autoridade Judiciária para efeitos de primeiro interrogatório judicial, tendo sido notificadas para julgamento em data posterior.
Leia Também: Dupla em pena suspensa assalta vítima 2 vezes e parte-lhe dente com taco