OE2025. Aprovada proposta que reforça resposta a idosos

O BE viu hoje ser aprovada parte da sua proposta de alteração ao OE2025 que visa reforçar as respostas públicas na área do envelhecimento, com os deputados a chumbarem o reforço salarial dos trabalhadores de cuidados.

Notícia

© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

Lusa
26/11/2024 16:24 ‧ há 10 horas por Lusa

Política

OE2025

A iniciativa teve 'luz verde' da maioria dos deputados da Comissão de Economia e Finanças na parte em que se prevê que ao longo de 2025 seja feito um levantamento dos imóveis propriedade do Estado, nomeadamente do Instituto da Segurança Social, que podem integrar uma resposta social para as pessoas idosas.

 

Igualmente aprovada foi a criação de respostas públicas (centros de dia, estruturas residenciais para pessoas idosas - ERPI, ou centros ocupacionais) nas zonas com carência destes equipamentos e o reforço de vagas no serviço de apoio domiciliário e nas ERPI.

Todas estas medidas contempladas na proposta do BE foram aprovadas com os votos favoráveis de toda a oposição, com exceção da IL que se absteve. Já o PSD e o CDS-PP votaram contra.

Já a parte da medida que previa uma valorização salarial dos trabalhadores deste tipo de cuidados, foi rejeitada, com os votos contra do PSD e CDS-PP e a abstenção do PS e da IL, neste segundo dia de votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).

Leia Também: Votação das propostas sobre aumento das pensões adiada para 5ª. feira

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas