"PS tem uma cota muito grande de responsabilidades no estado do país"

Para Mariana Mortágua, Portugal precisa de "uma Esquerda forte" e não de apenas mais um voto no PS do que no PSD.

Notícia

© Gerardo Santos / Global Imagens

Notícias ao Minuto
28/04/2025 09:03 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Política

Mariana Mortágua

A líder do Bloco de Esquerda (BE) defendeu, na noite de domingo, no programa 360 da RTP, que o país precisa de "uma Esquerda forte" e que isso não se consegue só com o PS.

 

"O Partido Socialista (PS) sozinho não vai implementar soluções como taxar os ricos ou colocar tetos às rendas, que o BE pretende ver implementadas", explicou a coordenadora do BE, lembrando que não basta dar mais um voto ao PS do que ao PSD.

"O PS tem uma cota muito grande de responsabilidades no estado em que chegou o país, neste modelo económico, na desproteção dos imigrantes, em muitos dos temas com os quais hoje somos confrontados. E o que o Pedro Nuno Santos diz é que precisa mais de um voto do que o PSD. Isso não vai resolver nada. É preciso uma Esqueda forte. Deputados do BE no Parlamento porque é isso que vai fazer a diferença numa relação de forças", argumentou.

"O PSD impôs a sua equipa na Saúde"

Sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), Mariana Mortágua defendeu que, ao contrário do que Luís Montenegro prometeu, durante a campanha, este "não está" melhor e isso é possível ver "tanto pelo número de urgências fechadas, como pela dificuldade de acesso".

"Luís Montenegro tinha prometido que, em 60 dias, iria resolver todos os problemas [...]. O PSD o que fez com a Saúde foi, na prática, impor uma equipa sua e da sua confiança em cargos de topo e de gestão do SNS", atirou, atribuindo culpas do estado do setor também ao PS.

"O próprio PS foi desinvestindo e aumentando a percentagem e o peso dos privados. Aconteceu com o PS e também aconteceu com o PSD e hoje o problema é muito grave. E para o resolver, é preciso reter profissionais, para além da autonomia da gestão", notou.

Durante a mesma entrevista, a coordenadora do BE reconheceu que o partido tem tido "dificuldades em transmitir a mensagem" em redes sociais que a Direita "tem feito o caminho" nesse sentido. No entanto, realçou que "a verdade não se diz em segundos no TikTok".

Leia Também: Mariana Mortágua diz que SNS não está melhor do que há um ano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas