Sérgio Silva foi um dos oradores convidados do painel 'Escola, Media e Cidadania Digital' do projeto 'Operação 7 dias com os Media 2025', onde destacou que a IA está cada vez mais presente em diversos aspetos do quotidiano, sendo que por vezes, as pessoas nem dão por isso.
O responsável referiu ainda que atualmente quando se fala em meios de comunicação não se pode falar apenas na televisão, rádio e jornais, pois "hoje em dia é algo muito mais vasto e diverso que permite receber informação", por exemplo através das notificações recebidas nos dispositivos todos os dias, onde a IA também está presente.
No mesmo sentido, a professora e académica Sara Pereira que também participou no painel, destacou o Referencial Educação para os Media, desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, cujo objetivo é "colocar a vida dos alunos no centro" em matéria de cidadania digital e IA.
Sara Pereira referiu que o referencial deve ser aplicado em todas as disciplinas escolares, sendo necessário que as escolas se adaptem às diferentes necessidades, realçando o papel dos órgãos de comunicação escolares que "são muito importantes para a promoção da cidadania para os media".
O painel da manhã da 'Operação 7 dias com os Media 2025' terminou com a participação de diversos projetos escolares sobre literacia mediática, como o jornal digital Comunica do agrupamento de escolas de Freixo ou os Jovens Repórteres do agrupamento de escolas da Senhora da Hora.
Leia Também: IA. Portugal põe proteção de direitos de autor na agenda europeia