'Um dia para Camões' é organizada pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira em parceria com o Comissariado para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões e pretende "homenagear o legado do poeta e a sua contribuição para língua portuguesa", avançou a Câmara de Leiria.
Em vários espaços da cidade, como o Teatro Miguel Franco, Praça Rodrigues Lobo, Jardim Luís de Camões e escolas do 1.º ciclo do concelho são palco para várias atividades, como leituras, teatro ou música, que convidam a refletir sobre a importância de Camões na história da literatura e da língua portuguesa.
O programa tem início com o espetáculo "Camões entre histórias, versos e melodias", por Alice Senhorinho e Hugo Sampaio, seguindo-se a peça de teatro "A viagem de Camões", da associação Era Uma Voz, que também está em cena à tarde.
Um grupo de alunos da Escola Básica 2,3 José Saraiva interpretará o poema de Camões "Verdes são os campos" e a escritora Ana Cristina Luz leva a escolas do 1.º ciclo do concelho de Leiria o livro "Quem sou eu?", que apresenta Camões aos mais novos e fala da sua importância para língua portuguesa.
O encerramento de "Um dia para Camões" fica a cargo da associação Sísifus, que ao final da tarde promove "Dizer e sentir Luís de Camões", levando poesia camoniana ao espaço público de Leiria.
A iniciativa "Um dia para Camões" integra a programação da Semana da Leitura de Leiria, que mobiliza mais de 17 mil alunos de vários níveis de ensino até 04 de abril.
Leia Também: Dino D'Santiago no cartaz de festivais na Bélgica e nos Países Baixos