Cátia Mariline, conhecida na banda desenhada como Kachisou, passa a ser a nova ilustradora da coleção infantojuvenil 'Uma aventura', depois da morte, em janeiro passado, de Arlindo Fagundes, que desenhou a imagem de todas as personagens, cenários e capas desde o primeiro volume.
'Uma Aventura na Curva do Rio' é o 68.º livro de uma série literária criada em 1982 e cujas personagens, como as gémeas Teresa e Luísa, se inspiraram em jovens que foram alunos de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Arlindo Fagundes, que morreu em janeiro aos 79 anos, traçou a identidade visual dos protagonistas em todos os volumes ao longo de mais de 40 anos, tendo agora continuidade com Kachisou.
Num vídeo partilhado nas redes sociais Instagram e Tik Tok, onde as duas autoras têm uma conta oficial dedicada à coleção, Ana Maria Magalhães explica que, "por motivos afetivos e práticos", não foi fácil encontrar quem substituísse Arlindo Fagundes, e que a pessoa escolhida teria de ter "desenhos muito próximos, porque estas personagens tem cara há muitos anos".
"Estamos a trabalhar com uma jovem ilustradora muito talentosa, com um traço diferente, mas que tem muitas coisas a ver com o que Arlindo Fagundes fez durante tanto tempo", sublinhava Isabel Alçada no início de março.
Nascida em Faro em 1994, Cátia Mariline Sousa, ou Kachisou, é uma autora de banda desenhada, influenciada pela BD japonesa, que já publicou a antologia 'Weak' e a novela gráfica 'Quero Voar'.
Em 'Uma Aventura na Curva do Rio', os cinco amigos rumam ao Ribatejo, numas férias intercalares em novembro, para um "acampamento à beira-rio, visitas a locais surpresa e uma ida à famosa Feira do Cavalo da Golegã", revela a Editorial Caminho.
De acordo com a editora, este novo volume terá uma tiragem de 15.000 exemplares e será apresentado pelas autoras a 14 de maio, na Golegã, no distrito de Santarém.
Ana Maria Magalhães, 78 anos, e Isabel Alçada, 74 anos, eram professoras numa escola em Lisboa quando se conheceram em 1976. Começaram a escrever histórias para cativar os alunos para a leitura, até decidirem editar, em 1982, "Uma aventura na Cidade",
Juntas são uma das conhecidas duplas da literatura portuguesa para crianças e jovens, e embora tenham editado outras histórias, a mais célebre é a série "Uma aventura".
Todas as histórias, algumas com temas e locais sugeridos por leitores, são protagonizadas pelos amigos Teresa e Luísa - as gémeas -, Pedro, João, Chico e os cães Caracol e Faial.
Em 2022, quando a coleção fez 40 anos, somando cerca de nove milhões de exemplares, Ana Maria Magalhães recordava à agência Lusa os "laços de afeto" que as duas autoras mantêm ao longo de décadas, nomeadamente com as irmãs que inspiraram as gémeas, leitores que continuam a enviar-lhes cartas e alunos com quem têm sessões de apresentação em escolas.
Leia Também: Luso-francesa Madeleine Pereira fala de emigração na BD "Borboleta"