Carlos Moedas apupado no discurso de receção ao bicampeão Sporting

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, foi apupado durante praticamente todo o discurso que fez na receção de hoje ao bicampeão nacional de futebol Sporting, que elogiou pela conquista de sábado.

Notícia

© Lusa

Lusa
19/05/2025 19:18 ‧ há 4 horas por Lusa

Desporto

Câmara Municipal de Lisboa

"Que orgulho estar aqui convosco. (...) Vocês provaram que o Sporting é das maiores instituições de todo o mundo. O 'mister' Rui Borges, quando veio, disse logo: 'quando faltar a inspiração, que não falte a atitude', e é isso que vocês têm: atitude", declarou.

 

Moedas demorou muito a começar a falar, dadas as vaias dos milhares de adeptos 'leoninos' na Praça do Município, e o autarca, de resto, pediu várias vezes para falar, sem sucesso.

A dado ponto, foi remetido ao silêncio por cânticos 'leoninos', impedindo o autarca de falar, e quando retomou a palavra, continuou a ser assobiado, prosseguindo o discurso por cima das vaias.

Mais tarde, o presidente do Sporting, Frederico Varandas, procurou respaldar Moedas quanto aos condicionamentos na festa, salientando a colaboração com a autarquia e as forças de segurança nos preparativos.

Moedas frisou "a atitude" como resumo da época, "mesmo quando tudo parecia impossível, quando as dúvidas se multiplicavam". "Mesmo aí, nunca vos faltou atitude", destacou, dirigindo-se aos jogadores.

Entre elogios individuais, numa "época que também foi paixão", lembrou um sportinguista "apaixonado" chamado Morten Hjulmand, o capitão da equipa, a quem gabou a "grande liderança".

"A tua liderança ajudou a equipa a superar, como Viktor Gyökeres superou os seus próprios recordes", comentou.

O golo de Eduardo Quaresma ao Gil Vicente, outros golos determinantes na caminhada, bem como a memória de 'glórias' como Manuel Fernandes, Yazalde ou Peyroteo, a "paixão" de Nani pelo seu ex-clube, foram evocadas por um difícil discurso do edil, tal era o barulho da multidão que tinha diante de si.

O autarca entregou, depois, uma estatueta de Santo António ao dinamarquês, já uma tradição destas receções, recebendo a autarquia uma camisola que assinala o bicampeonato com o nome de Moedas.

"Como alguém disse, não há caminhos de flores que conduzam à glória. Esta equipa foi prova disso. Presidente, são o orgulho da cidade, do país", rematou.

O Sporting sagrou-se bicampeão no sábado, ao bater em casa o Vitória de Guimarães (2-0), na 34.ª e última jornada da I Liga, conquistando o título pela 21.ª vez no seu historial.

No Estádio José Alvalade, em Lisboa, os 'leões', que só dependiam de si para garantir o título, marcaram por Pedro Gonçalves, aos 55 minutos, com o sueco Viktor Gyökeres a ampliar o resultado aos 82, fazendo o 39.º golo da prova, da qual foi o melhor marcador.

A equipa de Rui Borges fechou a 91.ª edição do campeonato no primeiro lugar, com 82 pontos, e selou o terceiro título em cinco anos, seguindo-se, no domingo, a final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, segundo da I Liga, com 80 pontos.

Leia Também: Dos assobios à euforia. Sporting exibiu bicampeonato na Câmara de Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Quaresma enalteceu bicampeonato do Sporting e pormenor saltou à vista

I Liga

Quaresma enalteceu bicampeonato do Sporting e pormenor saltou à vista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

E depois da queda? O programa de Miguel Oliveira no GP do Reino Unido

MotoGP

E depois da queda? O programa de Miguel Oliveira no GP do Reino Unido

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas