Quem vai visitar Roma ou o Vaticano, em Itália, nos próximos dias deve saber que a experiência poderá ser diferente do habitual por causa da morte do Papa Francisco. As cerimónias fúnebres vão decorrer ao longo dos próximos dias e é, por isso, de esperar uma enchente de fiéis e várias restrições nas cidades.
De acordo com a CNN, isto é o que deve saber se está a planear visitar Roma nos próximos dias:
- Restrições na Praça e Basílica de São Pedro - O Vaticano está em período de luto e por causa das cerimónias fúnebres a Praça de São Pedro deverá ter restrições de acesso. Além disso, também deve ser esperado um reforço da segurança e mais pessoas do que o habitual.
- Museus do Vaticano - A maior parte dos dos Museus Vaticanos deverá continuar a funcionar normalmente, à exceção da Capela Sistina, que será temporariamente fechada para receber o Conclave.
- Impacto nas celebrações do Jubileu 2025 - De recordar também que 2025 marca a celebração do Jubileu — evento católico que ocorre a cada 25 anos e convida fiéis de todo o mundo a realizarem peregrinações, especialmente a Roma, para atravessar a Porta Santa das quatro basílicas maiores, lembra a CNN. Os eventos deveriam decorrer nos próximos dias, mas com a morte do Papa o programa deverá sofrer alterações, que ainda não foram anunciadas;
- Mudanças nos transportes públicos - As linhas de autocarro e de metro podem alteradas, em articular junto à Praça de São Pedro e do Castelo de Santo Ângelo. Também poderão ser fechadas ruas ao trânsito durante o funeral e celebrações.
- Eventos culturais podem ser alterados ou cancelados - "A atmosfera de luto está por toda a cidade", escreve a CNN, destacando que "Roma assume um tom mais sóbrio, com homenagens públicas, bandeiras a meia haste e celebrações religiosas por toda a parte", pelo que "concertos, exposições e outros eventos em Roma podem ser suspensos ou adiados por respeito ao luto oficial".
- Forte procura por voos e alojamento - A forte procura por parte de peregrinos e jornalistas levou a um aumento dos preços dos bilhetes de avião e dos hotéis em Roma, segundo o mesmo meio de comunicação.
"Voos diretos já estão com tarifas acima da média, especialmente entre os dias 25 de abril e início de maio. A cidade estará com lotação máxima! Paciência, planejamento e reservas antecipadas em restaurantes será fundamental", pode ler-se.
Leia Também: Todos os carros do Papa têm de ter esta matrícula. O que significa?