A alimentação é uma das grandes responsáveis por pequenas alterações que podem acontecer nas fezes e na urina. Seja na cor e até na consistência, por vezes, pode estar relacionado com algum alimento que ingeriu em excesso. Contudo, por outro lado, estas alterações podem ser sinal de doença grave.
A médica Sharona Ross revelou ao 'website' HealthDigest que esta alteração na cor das fezes e urina poderá também estar relacionado com o cancro da via biliar.
"A urina fica mais escura devido aos altos níveis de bilirrubina, um componente da bile, que são filtrados na urina, o que a torna mais escura", começa por dizer. Já as fezes "ficam pálidas, gordurosas ou cor de argila devido à ausência de bile no sistema digestivo".
Se notar este dois sintomas em simultâneo, o melhor é fazer algum tipo de análises para perceber o que pode estar a acontecer.
"O cancro da via biliar é um dos tipos de cancro do sistema digestivo, sendo também um dos tipos de tumores hepatobiliopancreaticos (fígado, pâncreas e vias biliares)", revela o 'website' da rede de saúde CUF.
"As células epiteliais são responsáveis pela constituição do tecido da via biliar. No seu estado normal, estas células crescem e dividem-se em novas células, que são formadas à medida que vão sendo necessárias, a este processo chama-se regeneração celular", continuam.
Leia Também: Médicos ignoraram dor persistente no joelho, mas jovem tinha cancro raro