Iniciamos o mês com Júpiter a retomar o seu movimento direto aos 11.° 16´ de Gémeos trazendo oportunidades de progresso e de aprendizagem e favorecendo a socialização e a troca de ideias. Neste período, podemos sentir uma maior vontade de explorar novas informações, expandindo o nosso conhecimento e visão. Mas a quadratura entre Júpiter e Saturno relembra a necessidade de alguma contenção, de forma a evitar dispersão e exageros.
No final do mês, Marte retoma o seu movimento direto aos 17.° 00´ de Caranguejo, relembrando a importância de equilibrarmos as nossas necessidades emocionais com a assertividade. A nossa forma de agir poderá ser mais intuitiva e poderemos ter mais clareza sobre o que nos motiva ou como resolver algumas questões, especialmente familiares.
Leia Também: Os signos que estão prestes a fechar um ciclo importante nas suas vidas
Carneiro (21 de março a 19 de abril)
Trabalho: durante este mês evite agir de forma imprudente ou irrefletida. O seu regente Marte encontra-se retrógrado até dia 24, sugerindo uma revisão e reavaliação de hábitos e rotinas, de modo a identificar padrões disfuncionais e fazer mudanças positivas. No ambiente de trabalho é importante ter paciência, diplomacia e procurar soluções construtivas para os conflitos. Na primeira metade do mês poderá estar mais focado nos processos mentais, na comunicação e na interação com os outros. A partir de dia 18, as suas capacidades, talentos e recursos poderão ficar em evidência. Use o seu poder de forma construtiva.
Dinheiro: ao reconhecer o seu próprio valor poderá sentir necessidade de reivindicar o que merece.
Relacionamentos: com a entrada de Vénus no seu signo poderá ficar mais consciente dos seus sentimentos. Os relacionamentos poderão contribuir para o seu crescimento pessoal.
Saúde: momento propício para escutar o seu corpo e cuidar da sua saúde física emocional. Procure formas positivas de gerir possível irritabilidade. A prática desportiva poderá ser revigorante, mas deverá ter algum cuidado de forma a evitar acidentes ou lesões. O contacto com a natureza ajudará a reequilibrar energias.
Touro (20 de abril a 20 de maio)
Trabalho: momento oportuno para uma revisão de aspirações e motivações. Novas ideias poderão surgir. Procure aprimorar a sua comunicação através de diferentes estratégias.
Dinheiro: algum idealismo na gestão dos recursos. Neste mês tente desenvolver os seus talentos.
Relacionamentos: os relacionamentos familiares poderão estar em foco. Questões do passado ou memórias de infância poderão surgir na primeira metade do mês. Algumas tensões ao nível da comunicação e instabilidade emocional poderão originar desentendimentos. A partir de dia 14, a comunicação passa a ser mais fluída e harmoniosa favorecendo o contacto com os outros.
Saúde: Os seus níveis de vitalidade poderão estar um pouco em baixo. Daí ser fundamental priorizar o descanso e o auto cuidado. A partir de dia 18, poderá sentir mais energia.
Gémeos (21 de maio a 21 de junho)
Trabalho: Júpiter direto no seu signo poderá trazer ideias criativas para os seus projetos. Boas ligações poderão trazer oportunidades de desenvolvimento. A partir de dia 14 convém ser prudente nas palavras e evitar conflitos desnecessários. Tente aceitar opiniões diferentes das suas. Em alguns momentos precisará de encontrar formas de se concentrar e de recuperar o foco.
Dinheiro: com criatividade e visão estratégica, oportunidades de crescimento material podem surgir.
Relacionamentos: momento oportuno para expandir os seus relacionamentos, em especial os familiares. Assim sendo tente nutrir a conexão com aqueles que ama. A lua nova em Peixes no dia 28 poderá amplificar as emoções com tendência a alguns exageros emocionais. Deste modo, é importante que aprenda a estabelecer limites saudáveis, tanto para si mesmo quanto para os outros.
Saúde: aproveite a primeira metade do mês para socializar. Depois de dia 18 procure resguardar-se um pouco mais e encontrar formas de relaxar e de acalmar o sistema nervoso.
Leia Também: Signos que podem acabar por casar com o seu melhor amigo
Caranguejo (22 de junho a 22 de julho)
Trabalho: com Marte retrógrado no seu signo até dia 24 poderá sentir algumas dificuldades em seguir rotinas e cumprir algumas tarefas. Talvez seja um bom momento para reavaliar as suas reais capacidades e os seus limites. A reorganização do quotidiano poderá trazer mudanças positivas. A partir de dia 14 a sua forma de comunicar e de interagir com os outros torna-se mais harmoniosa favorecendo os contatos.
Dinheiro: em termos financeiros evite gastos desnecessários despertos por desejos ou impulsos.
Relacionamentos: este mês poderá sentir alguma tensão nos seus relacionamentos em parte devido à sua dificuldade em expressar as suas necessidades emocionais. No dia 12 a lua cheia em Leão poderá trazer alguma instabilidade emocional mas com potencial de libertar padrões limitantes e de transformar o que for necessário para agir de forma mais autêntica e determinada. No dia 28 a lua nova em Peixes poderá salientar a necessidade de aprender a estabelecer limites saudáveis para si e para os outros, desenvolvendo a sua inteligência emocional.
Saúde: até meados do mês a sua atenção será direcionada para a saúde, buscando mais equilíbrio e bem-estar. As rotinas serão revistas e ajustadas para facilitar o dia a dia e promover mais qualidade de vida. A partir de dia 18 os seus níveis de energia começam a ficar mais equilibrados e certamente que se sentirá com mais disposição para se divertir e conviver.
Leão (23 de julho a 22 de agosto)
Trabalho: o excesso de atividade mental e a obstinação podem gerar ansiedade e fadiga. Reflita sobre o 'feedback' que recebe, identifique pontos de melhoria e faça os ajustes necessários. Ao abrandar o ritmo e ao escutar os outros poderá encontrar oportunidades de crescimento.
Dinheiro: reconheça os gatilhos que o levam a gastar por impulso e evite-os. Pois neste mês poderá equilibrar a sua vida financeira.
Relacionamentos: os relacionamentos ganham destaque durante grande parte do mês. Certamente sentirá desejo de passar mais tempo com aqueles que ama.
Saúde: em termos de saúde poderá sentir-se mais cansado do que habitual. E o seu regente em quadratura a Úrano no dia 10 poderá originar tensão nervosa e impaciência. No dia 12 a Lua Cheia no seu signo poderá aumentar essa agitação. Especialmente a partir do dia 18, poderá constatar que é necessário fazer alguns ajustes no dia a dia de modo a ter momentos de relaxamento e de descanso. Reserve tempo para atividades que lhe dão prazer, como ouvir música, pintar ou passar tempo na natureza.
Virgem (23 de agosto a 22 de setembro)
Trabalho: ao longo do mês poderá sentir que a sua mente está mais ativa, aberta a novas ideias e ávida por conhecimento. Evite a dispersão adotando estratégias para manter o foco. Reveja os seus planos e procure agir com bom senso. A partir do dia 24 poderá sentir um maior entusiasmo para avançar com alguns projetos. Este mês, invista nas suas habilidades de comunicação e certifique-se que os outros acompanham a sua visão.
Dinheiro: a administração dos recursos comuns poderá estar em foco durante a primeira metade do mês. Ao analisar os padrões do passado pode identificar quais as situações ou decisões financeiras que não estão a funcionar e que precisam ser alteradas.
Relacionamentos: a partir do dia 18 serão os relacionamentos que ficam em evidência e poderá surgir a oportunidade para curar feridas emocionais do passado, libertando-se de padrões de relacionamento disfuncionais ou de parcerias não satisfatórias.
Saúde: durante este mês tente desapegar-se de resultados e expectativas de forma a evitar o excesso de preocupações. Liberte-se da necessidade de controlar cada detalhe e foque-se no presente. Reserve momentos do seu dia para se dedicar a atividades relaxantes e aliviar a tensão acumulada.
Leia Também: Caloteiros? Os signos que vão pagar (finalmente) o que devem
Balança (23 de setembro a 23 de outubro)
Trabalho: na primeira metade do mês poderá sentir interesse em expandir a sua mente e os seus horizontes. O contacto com o estrangeiro e outras culturas poderá ser bastante promissor. Boas conexões poderão trazer oportunidades de desenvolvimento e crescimento. Também pode decidir estudar algo novo que agregue valor ao seu trabalho. Depois do dia 14, vai sentir a necessidade de rever e ajustar alguns dos seus objetivos e planos. Aproveite este período de tempo para alterar o que for necessário para que possa comunicar de forma mais eficiente as suas ideias.
Dinheiro: este mês aproveite para fazer um balanço da sua situação financeira. A partir de dia 18 poderá ter de reajustar questões financeiras compartilhadas.
Relacionamentos: nos relacionamentos poderá ter de enfrentar alguns desafios. Evite conflitos e procure considerar as necessidades dos outros. Aproveite a sua habilidade diplomática e comunicativa para criar pontes e acordos.
Saúde: a sua disposição mais otimista vai ajudá-lo a equilibrar os seus níveis de energia. Conviver e conversar com outras pessoas poderá ser revitalizador. Depois de dia 18 é possível que tenha de abrandar um pouco o ritmo e ter alguns momentos mais tranquilos para repor energias.
Escorpião (24 de outubro a 22 de novembro)
Trabalho: até dia 17 estará bastante focado na sua carreira e nos seus objetivos a longo prazo. Esteja aberto a outros pontos de vista e tente manter uma boa comunicação com os seus colegas e chefes. Com dedicação e empenho conseguirá criar uma boa estrutura para planos futuros. A partir de dia 24 poderá ficar ainda mais motivado e confiante em avançar com os seus projetos.
Dinheiro: a necessidade de fazer alguns ajustes no orçamento mensal poderá gerar alguma frustração, mas aproveite este momento para reajustar expectativas e mudar o que for possível.
Relacionamentos: este mês poderá sentir desafiante conciliar o seu desejo de se relacionar com os seus objetivos pessoais. Talvez precise de fazer algumas cedências de forma a estar mais disponível e recetivo ao amor.
Saúde: a primeira metade do mês poderá exigir de si um esforço suplementar. Mas a partir de dia 18 vai começar a sentir mais energia e vigor.
Sagitário (23 de novembro a 21 de dezembro)
Trabalho: até dia 14 a boa capacidade de comunicação poderá trazer benefícios. A partir de dia 18 estará mais focado na sua carreira. Procure agir de forma prudente e trabalhar com perseverança. Este mês procure estar recetivo a diferentes perspectivas e pontos de vista.
Dinheiro: seja proativo na criação de novos recursos.
Relacionamentos: até dia 17 estará muito envolvido com o seu grupo de amigos e associações. Este mês transforme os seus relacionamentos, cultivando conexões mais autênticas. É um momento propício ao romance.
Saúde: a sua energia positiva pode contribuir para a sua saúde e o seu bem-estar. A partir de dia 18 poderá sentir alguma fadiga. Escute e respeite as necessidades do seu corpo.
Leia Também: Signos que podem fazer novas (e boas) amizades este ano
Capricórnio (22 de dezembro a 20 de janeiro)
Trabalho: este mês a sua postura combativa e a sua impulsividade podem causar alguns dissabores em ambiente laboral. Procure ser mais comedido e colaborar com os seus colegas no desenvolvimento dos projetos. A energia positiva e uma boa comunicação podem trazer um maior crescimento.
Dinheiro: momento de ter alguma cautela com os seus investimentos e de planear cuidadosamente os seus gastos.
Relacionamentos: este mês poderá ter de lidar com algumas questões nos seus relacionamentos devido a estar demasiado focado na sua vontade. Procure dialogar e encontrar um ponto de equilíbrio.
Saúde: até dia 17 estará mais introspetivo e em contacto com as suas vulerabilidades o que poderá exigir de si mais momentos de recolhimento e solitude. A partir de dia 18 poderá sentir-se revigorado e com vontade de socializar e de participar mais na sociedade.
Aquário (20 de janeiro a 18 de fevereiro)
Trabalho: até dia 17 estará bastante interessado em iniciar novas atividades e avançar com os seus projetos. Mercúrio no seu signo favorece a autoexpressão e a comunicação. Pode sentir a sua mente mais criativa e com ideias mais originais e progressistas. Não tenha receio de reajustar o seu plano de ação se necessário. Boas oportunidades de crescimento e de expansão estão à sua espera.
Dinheiro: aproveite para resgatar talentos que lhe podem ser úteis como fonte de rendimento.
Relacionamentos: momento de harmonizar e nutrir os seus relacionamentos.
Saúde: a viver o seu retorno solar é possível que sinta mais energia física, entusiasmo e otimismo. No dia 12 a lua cheia em Leão poderá trazer alguma tensão e nervosismo. Encontre novas formas de relaxar. Depois de dia 18 poderá sentir a necessidade de uma maior recolhimento e introspeção.
Peixes (19 de fevereiro a 20 de março)
Trabalho: no dia 14 com o ingresso de Mercúrio no seu signo é natural que se sinta mais criativo e que seja mais fácil de se expressar. Depois de dia 18 poderá surgir interesse em novos projetos. Depois de dia 24 as suas iniciativas poderão fluir melhor. Convém relembrar que Saturno no seu signo exige comprometimento e empenho.
Dinheiro: até dia 17 estará focado nos seus recursos e valores. Certamente terá oportunidades para desenvolver os seus talentos com vista a uma maior estabilidade financeira.
Relacionamentos: este mês pode contar com relacionamentos repletos de amor e romance. No dia 28 a lua nova no seu signo, poderá ativar a sua sensibilidade no que toca a emoções e relações do seu núcleo familiar. A necessidade de aprender a estabelecer limites saudáveis poderá surgir.
Saúde: a partir de dia 18, com o seu retorno solar, é possível que sinta mais energia física, entusiasmo e otimismo.
Por Marisa Silva, astróloga profissional e sócia da Associação Portuguesa de Astrologia
Leia Também: Quatro signos que podem encontrar a sua cara-metade nos próximos meses