Os peixes embalados a vácuo são uma opção comum e que encontra à venda em vários supermercados. Acabam por ser uma opção mais rápida a ter de esperar pela sua vez na fila da peixaria. Em casa, quando congela, são também uma boa opção uma vez que ocupam menos espaço. Contudo, quando descongela, o melhor é não fazê-lo neste tipo de embalagem.
O 'website' Well+Good falou com uma especialista em segurança alimentar para perceber o que pode acontecer. Em causa pode estar ao aparecimento de uma bactéria, a clostridium botulinum, que pode levar a botulismo, uma doença que está associada a alimentos enlatados.
"Em ambientes com baixo teor de oxigénio, como alimentos embalados a vácuo, enlatados ou conservados, estas bactérias podem crescer e produzir uma toxina que ataca o sistema nervoso", revela Alyssa Pilot.
"Uma pequena quantidade desta toxina pode causar sintomas graves e geralmente é fatal se não for tratada imediatamente. Deixar os peixes descongelados e embalados a vácuo no frigorífico em casa pode aumentar o risco de formação de toxinas."
A melhor forma de congelar é remover de qualquer embalagem e deixar no frigorífico, num ambiente mais controlado. "Assim, irá ajudar a evitar o crescimento de bactérias."
No caso de outros alimentos a vácuo, como carnes e vegetais, este problema não se coloca, continua por dizer.
Leia Também: Existe uma forma certa de descongelar carne picada. Ei-la