Na gala do Guia Michelin Portugal, que decorreu na passada terça-feira, o país recebeu oito novas estrelas. O chef brasileiro Habner Gomes foi um dos que subiu ao palco para vestir a jaleca. É o responsável pelo YŌSO, um restaurante japonês na zona de Alcântara com um conceito muito exclusivo e poucos lugares disponíveis ao balcão.
"Estou muito feliz, trabalhei com este objetivo. São 17 anos de experiência sempre à procura de conhecimento e técnica, respeitando a gastronomia japonesa, e juntar isso à excelente matéria prima que nós temos aqui torna-se muito mais fácil”, revelou em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.
Habner Gomes revelou que não estava à espera desta distinção, mesmo depois de ter recebido o convite para a gala. “Quando recebi o convite foi uma surpresa, porque nós nunca sabemos quem são os inspetores, como é óbvio, mas trabalho todos os dias com esse objetivo.”
O restaurante YŌSO tem poucos meses de atividades, mas foi o suficiente para ser destacado no Guia Michelin. O chef já olha para o futuro risonho. "Com humildade, claro, sempre com humildade e pé no chão. Se ganhamos uma estrela em oito meses, agora é trabalhar para a segunda e talvez ser o primeiro japonês com duas estrelas em Portugal."
No projeto, a aposta na cozinha japonesa é o foco, sem nunca esquecer a qualidade dos produtos que Portugal tem. “Juntamos o melhor do Japão e o melhor de Portugal. Fazemos uma fusão, mas uma fusão que não tem a ver com a comida em si. Juntamos o melhor dos dois mundos e resultou naquele projeto lindo.”
O atual menu de degustação do restaurante da Rampa das Necessidades, em Lisboa, custa 110 euros por pessoa. Como o espaço é pequeno e a experiência bastante intimista, é pedido que modere a utilização de perfume ou que não o use de todo quando for ao restaurante.
Percorra a galeria para conhecer melhor o YŌSO.
Leia Também: Quanto custa jantar nos oito novos restaurantes com estrela Michelin?