Sabia que consumir muitas bebidas alcoólicas pode causar uma série de efeitos de curto e longo prazo na sua pele? Se costuma acordar com uma nova borbulha, olhos inchados e pele sem brilho, aqui está o porquê.
Citada pelo site Real Simple, a dermatologista, Y. Claire Chang explicou de que forma o álcool pode afetar a sua pele.
"Uma das principais razões pelas quais a pele sofre tanto com alguns cocktails a mais, é o facto de o álcool ser um diurético", explicou Y. Claire Chang. "Os diuréticos são substâncias que aumentam a produção de urina, o que desidrata o corpo e, infelizmente, faz com que a pele não só fique desidratada, mas pareça mais seca e mostre linhas finas com mais facilidade".
Outro fator é a inflamação. "O álcool aumenta a inflamação e altera o ambiente hormonal na pele, o que pode piorar as condições inflamatórias, como o acne e a rosácea", acrescentou a dermatologista. "O álcool altera os vasos sanguíneos da pele, fazendo com que eles se dilatem e piorem a aparência da vermelhão facial".
Embora limitar o consumo de álcool seja a melhor maneira de prevenir inflamações e erupções cutâneas, se cortar completamente o álcool da sua dieta não estiver nos seus planos, a dermatologista diz que "a melhor forma de combater estas consequências é manter uma rotina de cuidados com a pele e considerar o uso de produtos com componentes benéficos, como antioxidantes".
Além disso, "manter uma dieta saudável, dormir o suficiente e tomar medidas para aliviar o stress são essenciais para manter uma pele limpa e saudável".
Leia Também: Manchas na pele? Procure estes quatro ácidos nos rótulos dos produtos