Feira Internacional da Cortiça regressa a Coruche num novo espaço

Terá uma nova tenda dedicada ao comércio, num investimento de 200 mil euros.

Notícia

© Reuters

Lusa
12/05/2025 18:36 ‧ há 4 horas por Lusa

Lifestyle

Lazer

"A grande novidade desta edição tem a ver com o desenho da própria feira", disse à Lusa a vereadora do Planeamento Estratégico, Susana Cruz, sublinhando que, ao contrário de 2023, a Feira Internacional da Cortiça (FICOR) ficará totalmente concentrada no Parque do Sorraia, com dois polos principais: o Espaço Multiúsos e uma tenda destinada ao comércio.

 

O Espaço Multiúsos acolhe uma exposição sobre a cortiça e funcionará também como auditório para colóquios e conferências, com a presença de investigadores e instituições do setor, assim como entidades do ensino superior.

Segundo a autarca, a Câmara de Coruche, no distrito de Santarém, tem "apostado muito na componente científica, sobretudo na área da investigação florestal", recordando que aquele concelho acolhe o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, que agrega os principais agentes do setor.

A decorrer entre 29 de maio e 1 de junho, a FICOR vai receber o colóquio "Montado e Cortiça, Resistir e Reinventar!", promovido pela Associação de Produtores Florestais de Coruche e apontado como um dos momentos centrais da componente técnica, reunindo produtores para debater soluções para os desafios do setor.

Leia Também: Cantanhede promove vinhos regionais. Há brancos, rosés e espumantes

"A FICOR é um palco privilegiado para que os investigadores divulguem aquilo que são os principais resultados da investigação. E na área da Cortiça, sobretudo na área da produção florestal, demoram a ter resultados, porque o ciclo de produção da cortiça é de 9 em 9 anos", afirmou Susana Cruz.

Já a nova tenda será um espaço dedicado à componente mais mercantil da feira, com empresas, comércio e produtos locais, "numa tentativa de aproximar o certame" ao "tecido económico da região", explicou a vereadora.

A programação cultural inclui concertos de Marco Rodrigues (29 de maio), Nena (30 de maio), Resistência (31 de maio) e Tio Tobias (01 de junho), além de iniciativas como o "Coruche Fashion Cork", apresentado pela atriz Melânia Gomes, provas de vinho no espaço "Wine & Cork" e atividades ligadas ao Dia da Criança e ao Dia do Sobreiro, ambas celebradas em 01 de junho.

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça será este ano reservado a visitas guiadas previamente agendadas, devido à elevada procura por parte dos visitantes.

A vereadora Susana Cruz destacou ainda o impacto da feira na economia local, nomeadamente no turismo e na restauração, apontando que se esperam cerca de 20 mil visitantes ao longo dos quatro dias do evento.

"Os alojamentos estão praticamente esgotados e acreditamos que este novo modelo poderá reforçar o número de visitantes", referiu, adiantando ainda que a FICOR 2025 representa um investimento global na ordem dos 200 mil euros.

Leia Também: Festival Gastronómico de Cernache do Bonjardim destaca peixe do rio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas