O presidente norte-americano eleito, Donald Trump, escolheu John Phelan, um empresário e investidor sem experiência militar, para ser o próximo secretário da Marinha dos Estados Unidos. Será o primeiro, em 15 anos, a liderar a Marinha sem ter servido nas forças armadas.
Em declarações à NBC News, Phelan confessou estar "muito honrado" por ter sido escolhido por Trump e confirmou que nunca serviu as forças armadas, recusando-se a fazer mais comentários.
Num comunicado na terça-feira à noite, Donald Trump elogiou o "histórico de sucesso" e afirmou que Phelan se "destacou em todos os empreendimentos", incluindo a fundação e liderança da Rugger Management LLC, uma empresa de investimento privado com sede em Palm Beach, na Flórida.
"John será uma força tremenda para os nossos militares navais e um líder firme no avanço da minha visão 'América primeiro'. Colocará os negócios da Marinha dos EUA acima de tudo", acrescentou Trump.
Como 79.º secretário da Marinha norte-americana, Phelan vai supervisionar mais de 900 mil pessoas e terá um orçamento anual de mais de 210 mil milhões de dólares (cerca de 199 mil milhões de euros).
Leia Também: Trump nomeia antigo general para enviado na Ucrânia e Rússia