Forças de segurança do Paquistão mortos na fronteira com Afeganistão

Quatro membros das forças de segurança do Paquistão foram mortos no sábado num ataque na província de Khyber Pakhtunkhwa, que tem como capital Peshawar, na fronteira com o Afeganistão, informou hoje polícia paquistanesa.

Notícia

© AAMIR QURESHI/AFP via Getty Images

Lusa
02/02/2025 11:54 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Afeganistão

O veículo em que seguiam dirigia-se para a cidade paquistanesa de Dera Ismail Khan para recolher um camião roubado que tinha sido recuperado, quando foi emboscado e "alvo de militantes armados", tendo-se incendiado durante o tiroteio, explicou um responsável da polícia local, em declarações à agência noticiosa France Presse (AFP).

 

A mesma fonte disse que o ataque, que não foi reivindicado até ao momento, fez cinco mortos, incluindo o condutor do veículo e os quatro membros das forças de segurança do Paquistão.

Os ataques de 'jihadistas' ou separatistas têm como alvo, regularmente, o exército e a polícia no Paquistão, país na Ásia Meridional com 240 milhões de habitantes, especialmente na sua fronteira com o Afeganistão.

Também no sábado, 18 paramilitares foram mortos e outros três gravemente feridos numa emboscada levada a cabo por 70 a 80 atacantes armados no Baluchistão, no sudoeste do Paquistão, de acordo com a polícia e várias autoridades locais.

O Paquistão vive especialmente um aumento dos ataques dos talibãs paquistaneses (TTP), treinados para o combate no Afeganistão e que reivindicam a mesma ideologia dos talibãs, que regressaram ao poder em Cabul desde 2021.

Islamabade acusa o Governo talibã -- que o nega -- de permitir que os combatentes preparem ataques no Paquistão a partir de solo afegão.

No total, em 2024, de acordo com o Centro de Investigação e Estudos de Segurança, sediado em Islamabade, mais de 1.600 pessoas terão sido mortas em ataques no Paquistão, o ano mais mortífero em quase uma década, incluindo 685 membros das forças de segurança.

Leia Também: Afeganistão. Líder dos talibãs rejeita ameaças do TPI

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas