Descoberta vala comum com 17 corpos de vítimas de regime de Assad

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos revelou hoje a descoberta de uma vala comum com os restos mortais de 17 pessoas numa aldeia da província de Hama, vítimas do regime do Presidente deposto Bashar al-Assad.

Notícia

© OMAR HAJ KADOUR/AFP via Getty Images

Lusa
04/02/2025 12:59 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Síria

"Os vizinhos encontraram uma vala comum contendo os restos mortais de mais de 17 cidadãos da aldeia de Breidij, no norte de Hama, que foram detidos durante o antigo regime, num crime horrível que reflete a escalada de violações na região", explicou a ONG, que tem sede no Reino Unido, mas uma ampla rede de colaboradores no local.

 

Esta é a segunda vala comum descoberta este mês, depois de os habitantes de uma cidade da província de Deir al Zur terem encontrado os restos mortais de seis adolescentes entre os 15 e os 17 anos no passado fim de semana.

A ONG informou que estes seis jovens trabalhavam como pastores na zona antes de terem sido raptados há cerca de um ano por milícias iranianas.

O Observatório documentou ainda que o número de valas comuns descobertas desde a queda do regime de Bashar al-Assad, em 08 de dezembro, atingiu as 18, contendo restos mortais de 1.649 vítimas.

Estas sepulturas estão distribuídas por diferentes zonas da Síria e Homs é a província onde foram encontradas mais, com quatro, contendo restos mortais de 1.220 corpos, seguida de Rif Damascus (167), Deraa (132), Deir al Zur (106) e finalmente, Hama com 24 corpos.

Estima-se ainda que dezenas de milhares de pessoas na Síria continuam desaparecidas, alegadamente torturadas e mortas durante o regime de Al-Assad.

No final do ano passado, o Observatório solicitou uma investigação internacional independente para descobrir a identidade das vítimas e levar os responsáveis por estes crimes à justiça.

Leia Também: Rússia acusa ocidentais de "afastar" rivais de processo de paz na Síria

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas