Hamas diz que negociações da 2.ª fase do acordo com Israel "já começaram"

Após 15 meses de guerra entre Israel e o Hamas os dois lados chegaram a um acordo que consiste na libertação de reféns, assim como a retirada de tropas israelitas de Gaza.

Notícia

© OMAR AL-QATTAA/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
04/02/2025 15:13 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Médio Oriente

As conversações para a segunda fase do acordo entre Israel e o Hamas já começaram, de acordo com o que anunciou o porta-voz do grupo islamita.

 

"Os contatos e as negociações da segunda fase já começaram", referiu o porta voz, Abdel-Latif Al-Qanoua, citado pela Reuters.

Note-se que, já esta terça-feira de manhã, o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, referiu que se estava a preparar para enviar "no final da semana" uma equipa para Doha, no Qatar, onde as negociações deverão decorrer.

Netanyahu reuniu-se na segunda-feira com altos funcionários norte-americanos em Washington para discutir a questão da segunda fase do acordo.

Esta é a segunda de três fases no acordo que está a ser fechado entre Telavive e o grupo islamita, e esta etapa tem como objetivo arranjar forma para libertar os estantes reféns e a retirada das tropas israelitas de Gaza.

A primeira fase do acordo começou a 19 de janeiro, depois de 15 meses de guerra. Também hoje, Netanyahu vai encontrar-se com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e em cima da mesa de trabalhos estará o conflito no Médio Oriente, nomeadamente o cessar-fogo - assim como uma possível normalização das relações com a Arábia Saudita, especifica a Reuters.

As conversações sobre a aplicação da segunda fase estavam previstas para começar no fim do 16.º dia do cessar-fogo, que foi na segunda-feira.

Leia Também: Hamas acusa Israel de atrasar e obstruir entrada de ajuda em Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas