Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas após serem baleadas, esta terça-feira, na sequência de um tiroteio numa escola em Örebro, a cerca de 200 quilómetros de Estocolmo, na Suécia.
De acordo com a BBC, que citou a conferência de imprensa das autoridades, quatro dos feridos tiveram de ser operados, sendo que um deles está em estado grave. Há ainda um ferido ligeiro.
A polícia sueca adiantou que suspeita que um dos feridos, um homem, é o autor do ataque, não dando mais informações sobre o mesmo. No entanto, a imprensa local deu conta de que o suspeito estará morto.
Já sobre as restantes vítimas, a polícia recusou confirmar idades ou as identidades, acrescentando as autoridades ainda se encontram no local e que o próximo passo é apurar as causas do sucedido.
A polícia frisou ainda que o número de pessoas feridas poderá subir, uma vez que a operação policial ainda continua em andamento.
O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, também já reagiu, dizendo que foi com tristeza que recebeu a notícia e que os seus "pensamentos estão com aqueles que foram feridos e com os familiares".
"É um dia triste para a Suécia. Os meus pensamentos estão também com aqueles cujo dia foi trocado pelo terror. Ficar fechado numa sala preocupado com a própria vida é algo pelo qual ninguém deveria passar", afirmou Ulf Kristersson.
Recorde-se que o estabelecimento de ensino, onde ocorreu o tiroteio, tratar-se-á de um centro educativo para adultos, segundo a Associated Press. Contudo, haverá várias escolas naquele local, tanto para adultos, como para crianças, que foram encerradas.
Ainda assim, as autoridades alertaram que "o perigo ainda não acabou", pelo que a população deverá manter-se afastada do local, "em ambientes fechados" e "longe de janelas".
A imprensa sueca adiantou também que as vítimas foram transportadas para unidades hospitalares. Mas, ao contrário do inicialmente avançado, a polícia esclareceu que nenhum agente foi alvejado.
BREAKING: Five people were shot at a school in Örebro, Sweden, about 200 km west of Stockholm, police report.
— Breaking911 (@Breaking911) February 4, 2025
The shooter has also been shot, though it’s unclear if it was self-inflicted.
DEVELOPING STORY pic.twitter.com/CkVm8pu74B
As autoridades montaram uma operação de grande escala junto à escola, tendo dado conta de que se tratava de um "crime violento".
"Atualmente, a situação está a ser encarada como uma tentativa de homicídio, fogo posto e crime de armas agravado", detalharam à agência Reuters.
De acordo com o jornal diário Aftonbladet, foram ouvidos tiros automáticos e os serviços de urgência do hospital da cidade foram reorganizados para dar lugar aos feridos.
"Os relatos de violência em Orebro são muito graves. A polícia está no local. O Governo está em contacto próximo com a polícia e a monitorizar de perto os acontecimentos", disse o ministro da Justiça, Gunnar Strommer.
O alerta foi dado às 12h23 (11h23, em Portugal).
[Notícia atualizada às 15h07]
Leia Também: Pais desarmam autor de tiroteio em escola no Texas. Veja o vídeo