Mulher e três filhos encontrados vivos em casa destruída em Jenin

Equipas de socorro estavam hoje a tentar salvar uma mulher e os seus três filhos encontrados vivos nos escombros de uma casa demolida por Israel em Jenin, na Cisjordânia ocupada, anunciou a Defesa Civil palestiniana.

Notícia

© JAAFAR ASHTIYEH/AFP via Getty Images

Lusa
04/02/2025 15:53 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"Recebemos alertas de que a ocupação [Israel] demoliu uma casa no bairro de al-Damj, no campo de Jenin, com uma mulher e três crianças nos escombros", disseram os serviços de emergência num comunicado citado pela agência espanhola EFE.

 

"A mulher e as crianças ainda estão vivas", disse o chefe da equipa de salvamento local, Abdul Latif Abu Amsha, à agência noticiosa oficial palestiniana WAFA.

Os residentes do campo de refugiados, que está sob cerco militar do exército israelita desde 21 de janeiro, alertaram as equipas de socorro depois de terem ouvido gritos nos escombros da casa.

À chegada, os socorristas falaram com a mulher e confirmaram que ela e as três crianças estavam vivas.

A operação estava a decorrer sem o recurso a maquinaria pesada para remover os escombros dada a devastação das estradas do campo após 15 dias de incursão militar israelita com veículos, 'bulldozers' e atiradores furtivos.

O campo de refugiados foi o ponto de partida da operação "Muro de Ferro" do exército israelita, uma vasta ação "antiterrorista" durante a qual já foram mortas mais de 20 pessoas na província de Jenin.

O exército israelita disse na segunda-feira que matou mais de "50 terroristas" numa operação que poderá durar semanas.

Disse também que deteve mais de uma centena de pessoas e confiscou armamento.

A porta-voz da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês), Juliette Touma, disse hoje numa teleconferência da ONU que todos os residentes do campo de refugiados foram forçados a abandonar o local.

Em 2023, havia mais de 24.000 refugiados palestinianos registados no campo, segundo dados da UNRWA.

"Jenin está a caminhar numa direção catastrófica, grande parte do campo está completamente destruído por detonações e cerca de 100 casas foram destruídas ou severamente danificadas", disse Touma.

Segundo o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), "as operações das forças israelitas tornaram-se a principal causa de deslocação na Cisjordânia, sendo responsáveis por 42% das deslocações documentadas".

Os dados referem-se ao período entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, de acordo com o OCHA.

Leia Também: Campo de refugiados de Jenin a caminho de uma catástrofe

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas