Mais de 10 milhões de hindus mergulharam, esta quarta-feira, nas águas sagradas do rio Saraswati, em Prayagraj, no norte da Índia, durante o festival Kumbh Mela. Estes banhos rituais permitem aos fiéis, de acordo com a tradição hindu, lavar os pecados e libertar-se do ciclo de renascimento e reencarnação.
Segundo as autoridades locais, citadas pela agência de notícias Reuters, mais de 10 milhões de hindus tomaram banho até às 8h00 locais (2h30 em Lisboa), mas espera-se que mais pessoas o façam ao longo do dia.
"Há mais pessoas nesta cidade num dia do que a população de muitos países, e os números estão a aumentar a cada minuto", disse Prashant Kumar, chefe da polícia do estado de Uttar Pradesh, à Reuters.
A lua cheia de quarta-feira, conhecida como Magh Poornima, faz deste um dos dias mais sagrados do festival de seis semanas.
Programada para decorrer de 13 de janeiro a 26 de fevereiro, a edição de 2025 do Kumbh Mela foi anunciada como uma edição recorde. As autoridades anunciaram mais de 400 milhões de participantes, tornando-se o maior encontro de sempre.
O Kumbh Mela realiza-se a cada 12 anos numa cidade diferente, entre Prayagraj, Ujjain, Nashik e Haridwar.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Mais de mil tartarugas mortas deram à costa na Índia em janeiro