Refém luso-israelita reencontra pais após 505 dias e vídeo é emocionante

Veja as imagens na galeria abaixo.

NotíciaVídeo

© Reprodução X IDF

Notícias ao Minuto com Lusa
22/02/2025 14:55 ‧ há 7 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Médio Oriente

As Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) divulgaram um vídeo que mostra o reencontro do luso-israelita Omer Shem Tov, que este sábado foi libertado pelo Hamas, com os seus pais em Israel. 

 

As imagens emocionantes mostram o jovem, de 22 anos, a aguardar a chegada dos pais. Posteriormente, ao ver os progenitores, corre na sua direção e todos se abraçam num abraço apertado e com muitas lágrimas à mistura. 

"Omer Shem Tov está em casa. Após 505 dias, Omer está de volta a Israel e finalmente reunido nos braços dos seus pais", escreveram as IDF na legenda do vídeo, que foi divulgado nas redes sociais. 

Pode ver as imagens na galeria acima.

De realçar que a libertação do luso-israelita foi uma das mais marcantes deste sábado. Surgiu a sorrir, a acenar e foi instruído a beijar membros do grupo islamita palestiniano, no palco da cerimónia na Faixa de Gaza. 

Luso-israelita beijou membro do Hamas.

Luso-israelita beijou membro do Hamas. "Até lá gostam dele", diz a avó

Shem Tov, de 22 anos, foi instruído a beijar o topo da cabeça de dois membros do Hamas que o acompanhavam. 

Notícias ao Minuto com Lusa | 11:55 - 22/02/2025

Além do luso-israelita, foram também libertados Omer Wenkert, de 23 anos, e Eliya Cohen, de 27. Os três foram sequestrados por guerrilheiros do Hamas no festival de música onde aconteceu o ataque de 07 de outubro de 2023, que desencadeou uma forte incursão militar israelita em Gaza.

Antes deles, já tinham sido libertados Tal Shoham, de 40 anos, e Avera Mengistu, de 39. Um sexto refém, Hesham al-Sayed, também foi libertado, mas sem qualquer cerimónia. 

Sexto refém libertado. Foi entregue pelo Hamas sem qualquer cerimónia

Sexto refém libertado. Foi entregue pelo Hamas sem qualquer cerimónia

Trata-se de Hesham al-Sayed , com um histórico de doença mental, que atravessou para Gaza pelos próprios meios, em 2015, e esteve cativo deste então. O Hamas já tinha entregado hoje, em dois momentos e locais diferentes, cinco reféns israelitas à Cruz Vermelha, incluindo o luso-israelita Omer Shem Tov.

Notícias ao Minuto com Lusa | 13:03 - 22/02/2025

Após mais de 15 meses de guerra, que fizeram pelo menos 48.208 mortos e mais de 111 mil feridos, as partes em conflito alcançaram em meados de janeiro um acordo de cessar-fogo, que entrou em vigor a 19 de janeiro e previa a troca de 33 reféns israelitas mantidos em cativeiro pelo Hamas por centenas de palestinianos encarcerados em prisões de Israel.

Leia Também: Israel deve libertar 620 palestinianos, incluindo prisioneiro mais antigo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas