O luso-israelita Omer Shem Tov foi um dos reféns libertados pelo Hamas, este sábado, e surgiu a sorrir, a acenar e até beijou dois membros do grupo islamita palestiniano, no palco da cerimónia na Faixa de Gaza.
Ao ver a libertação do neto, a avó de Shem Tov rejulibou de alegria, gritando: "Omer, minha alegria! Minha Vida".
Ao Chanel 12, a mulher falou ainda sobre as cenas que marcaram a sua libertação. "O Omer é assim mesmo. Ele dá-se bem com toda a gente. Até o Hamas... Até lá gostam dele", disse.
Note-se que Shem Tov, de 22 anos, foi instruído a beijar o topo da cabeça de dois membros do Hamas que o acompanhavam.
Além do luso-israelita, foram também libertados Omer Wenkert, de 23 anos, e Eliya Cohen, de 27. Os três foram sequestrados por guerrilheiros do Hamas no festival de música onde aconteceu o ataque de 07 de outubro de 2023, que desencadeou uma forte incursão militar israelita em Gaza.
Antes deles, já tinha sido libertados Tal Shoham, de 40 anos, e Avera Mengistu, de 39. Um sexto refém, Hesham al-Sayed, deverá também ser libertado hoje.
Após mais de 15 meses de guerra, que fizeram pelo menos 48.208 mortos e mais de 111 mil feridos, as partes em conflito alcançaram em meados de janeiro um acordo de cessar-fogo, que entrou em vigor a 19 de janeiro e previa a troca de 33 reféns israelitas mantidos em cativeiro pelo Hamas por centenas de palestinianos encarcerados em prisões de Israel.
Leia Também: Cinco dos seis reféns libertados pelo Hamas (incluindo luso-israelita)