A "Corrida da CPLP - Juntos Contra a Fome", que este ano se realiza no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em 31 de maio, tem como objetivo "mobilizar as sociedades para que, juntas, possam enfrentar um dos maiores desafios do nosso tempo: a fome", disse Zacarias da Costa, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa.
De acordo com o secretário-executivo, "este evento tem também o condão de contribuir, de forma responsável, para a promoção da língua e cultura dos povos da CPLP", fazendo a ligação ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, que se celebra em 05 de maio.
"Esta será uma oportunidade única para nos unirmos novamente, reforçando os laços de solidariedade entre os países que partilham a língua portuguesa e para promovermos a necessária mobilização sobre questões sociais que são urgentes e que afetam muitas comunidades em todo o mundo", referiu.
Desde 2014 que esta corrida tem percorrido vários Estados-membros, com edições realizadas em Portugal, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, e pretende a reflexão "sobre questões que são fundamentais" para o futuro da comunidade, como "a luta contra a fome, a insegurança alimentar e nutricional", indicou.
Segundo explicou, durante o seu discurso, a corrida tem origem na campanha Juntos Contra a Fome, que é uma parceria entre a CPLP e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Para Zacarias da Costa, a fome continua a apresentar números preocupantes em todo o mundo, colocando assim em risco o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de erradicação deste problema.
Assim, disse, a edição deste ano retoma os esforços das edições anteriores para se "continuar a agir, não só para erradicar a fome, mas também para promover hábitos de vida saudável".
O secretário-executivo salientou ainda que a corrida será antecedida por uma conferência sobre diplomacia do desporto na CPLP, que "explorará como o desporto pode servir como uma ferramenta diplomática poderosa para promover a língua e trazer ao debate questões que possuem um impacto social relevante" para a comunidade.
A campanha Juntos Contra a Fome continua a apoiar comunidades vulneráveis em Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, enumerou.
"A corrida da CPLP não é apenas um evento desportivo. É um movimento. É um símbolo do nosso compromisso com o bem-estar das comunidades que mais precisam", concluiu.
A CPLP é constituída por Angola, Brasil,Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Leia Também: ONG africanas querem consenso na Guiné-Bissau