Índia oferece ajuda a Myanmar e Tailândia após terramoto de magnitude 7,7

A Índia está pronta para oferecer "toda a assistência possível" a Myanmar (ex-Birmânia) e à Tailândia, declarou hoje o primeiro-ministro indiano, após um forte sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter ter atingido os dois países.

Notícia

© Reuters

Lusa
28/03/2025 09:20 ‧ há 3 dias por Lusa

Mundo

Myanmar

"A Índia está pronta para oferecer toda a assistência possível. A este respeito, pedi às nossas autoridades que estejam disponíveis", afirmou Narendra Modi na rede social X, sublinhando que estar a "rezar" pela "segurança e bem-estar de todos".

 

"Pedimos que as nossas autoridades fiquem de prontidão", referiu Modi, acrescentando que o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano também "deve permanecer em contacto com os Governos de Myanmar e da Tailândia".

O Serviço Geológico dos Estados Unidos e o Centro de Geociências GFZ da Alemanha disseram que o tremor de terra foi registado em Myanmar, antiga Birmânia, às 13:30 (06:30 em Lisboa), com magnitude de 7,7 na escala de Richter.

Um segundo terramoto abalou regiões na Tailândia 12 minutos mais tarde.

As autoridades de Myanmar disseram que um elevado número de vítimas acorreu ao hospital de Naypidaw, a capital do país, na sequência do sismo que afetou o país e a Tailândia.

Um funcionário do hospital disse à agência de notícias France-Presse (AFP) que alguns dos feridos estão a ser tratados no exterior das urgências.

Em Myanmar, na região de Sagaing, a sudoeste de Mandalay, ruiu uma ponte e alguns troços da autoestrada que liga à cidade de Rangum ficaram igualmente danificados.

Os habitantes de Rangum abandonaram as casas quando o terramoto ocorreu.

Em Banguecoque, na Tailândia, pelo menos 43 trabalhadores que se encontravam num edifício de 30 andares em construção estão soterrados, de acordo com as autoridades da capital da Tailândia.

 

CSR (PSP) // SB

Lusa/Fim

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas