Pelo menos 12 pessoas morreram em dois naufrágios na costa grega

Pelo menos 12 pessoas, incluindo dois menores, morreram hoje quando os dois barcos em que viajavam naufragaram ao norte da ilha grega de Lesbos, depois de partirem da costa turca, declararam as autoridades da Grécia e Turquia.

Notícia

© Greek Ministry of Defence/Handout via REUTERS

Lusa
03/04/2025 10:59 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Migrações

A Guarda Costeira grega localizou um barco que estava a naufragar e conseguiu resgatar 23 pessoas vivas, todas do Afeganistão e da Síria, que foram enviadas para o centro de refugiados na ilha de Lesbos, no leste do mar Egeu.

 

Pouco depois, um helicóptero localizou sete corpos no mar, afirmou a Guarda Costeira grega, que atualizou o balanço anterior de quatro mortos.

Três lanchas de patrulha, outros três barcos privados e um helicóptero continuam a operar na região para localizar possíveis desaparecidos.

Segundo os socorristas, estavam um total de 31 pessoas na embarcação, assim, pelo menos uma pessoa estaria ainda desaparecida, informou o canal grego ERT.

Por outro lado, as autoridades turcas também informaram hoje um naufrágio de um outro barco na mesma região, com cinco mortos e 25 sobreviventes.

Os migrantes resgatados, de nacionalidades desconhecidas até ao momento, foram primeiro transferidos para a costa turca e depois enviados em ambulâncias para hospitais nas províncias de Balikesir e Çanakkale, informou a agência de notícias turca Anadolu.

A Guarda Costeira turca estava a realizar uma busca com aviões e 'drones' no local do naufrágio.

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), 2.333 migrantes desapareceram ou foram encontrados mortos no mar Mediterrâneo em 2024. Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), quase 9.000 pessoas entraram ilegalmente na Grécia desde o início de 2025, a maioria por via marítima.

Leia Também: Juros da dívida de Portugal descem a dois, a cinco e a 10 anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas