Elon Musk irá deixar o seu cargo no cargo dos Estados Unidos, nomeadamente o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), nas próximas semanas. A notícia é avançada pelo jornal Politico que indica que o presidente norte-americano, Donald Trump, já informou o seu círculo próximo, incluindo membros do seu gabinete.
De acordo com a publicação, que cita três fontes anónimas, Trump continua satisfeito com o trabalho de Elon Musk, mas ambos decidiram, nos últimos dias, que chegou a altura de Musk regressar aos seus negócios e assumir um papel de apoio.
Um alto funcionário da administração Trump considerou que Musk deverá assumir um papel informal como conselheiro do presidente norte-americano e que poderá continuar a ser uma presença na Casa Branca.
Já no fim de semana, durante uma entrevista à Fox News, o próprio Elon Musk deu a entender que poderia estar de saída do governo norte-americano no mês de maio.
"Penso que vamos completar a maior parte do trabalho necessário para reduzir o défice em 1 bilião de dólares dentro do período de 130 dias", afirmou. Se este período de 130 dias teve início no dia da tomada de posse de Donald Trump, a 20 de janeiro, significa que poderá terminar durante o mês de maio.
Criado por um decreto presidencial do presidente norte-americano, em 20 de janeiro, dia da sua tomada de posse, a missão do DOGE é "modernizar a tecnologia e o 'software' federais para maximizar a eficiência e a produtividade do Governo".
Em novembro, antes da sua tomada de posse com presidente, Trump anunciou que "o grande Elon Musk, em conjunto com o patriota norte-americano Vivek Ramaswamy, vai liderar o Departamento de Eficiência Governamental".
Desde o início, o empresário parece estar por detrás de todas as ações do DOGE, cujo nome ressoa como uma referência à Dogecoin, uma criptomoeda promovida por Elon Musk.
O que diz a Casa Branca?
A Casa Branca classificou como "lixo" notícias publicadas sobre a saída do empresário Elon Musk do governo do presidente norte-americano, Donald Trump, esclarecendo que este sairá quando "concluir o seu incrível trabalho" no DOGE.
"Esse 'furo' é lixo. Elon Musk e o presidente Trump declararam publicamente que Elon deixará o serviço público como funcionário especial do Governo quando concluir o seu incrível trabalho no DOGE", declarou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, na sua conta oficial da rede social X (antigo Twitter).
[Notícia atualizada às 20h45]
Leia Também: Mark Cuban volta a criticar Musk e revela maior "fraqueza" do magnata