Trump pede ao governador do banco central para baixar taxas de juro

O Presidente norte-americano pediu esta sexta-feira ao governador da Reserva Federal (banco central dos Estados Unidos) para reduzir as taxas de juro.

Notícia

© Chip Somodevilla/Getty Images

Lusa
04/04/2025 17:45 ‧ há 2 dias por Lusa

Economia

Estados Unidos

"Este seria o momento perfeito para o governador da Reserva Federal, Jerome Powell, cortar as taxas de juro", escreveu Donald Trump, numa mensagem na rede Truth Social, alegando que a inflação caiu nos Estados Unidos desde que regressou ao poder, em janeiro.

 

O apelo de Trump surgiu minutos depois de Powell ter discursado num fórum perante uma audiência de jornalistas de Economia.

O Presidente dos EUA aproveitou ainda para atacar Powell, repetindo críticas de que não respondia com a rapidez necessária aos problemas do país.

"Tem estado sempre atrasado. Mas agora pode mudar a imagem", escreveu Trump.

"Os preços da energia estão a cair, as taxas de juro estão a descer, a inflação está a descer, até os ovos caíram 69%, e o emprego está a aumentar, tudo em apenas dois meses --- uma grande vitória para a América! Corte as taxas de juro, Jerome, e deixe de fazer política", desafiou o Presidente.

Numa outra mensagem na Truth Social, também sobre tarifas, Trump esclareceu que teve uma "discussão muito produtiva" sobre as taxas alfandegárias com o principal líder do Vietname, o secretário-geral do Partido Comunista, To Lam.

"O Vietname quer reduzir as taxas alfandegárias a zero, se conseguir chegar a um acordo com os Estados Unidos. Agradeci em nome do meu país e disse que espero encontrá-lo num futuro próximo", escreveu o Presidente norte-americano na Truth Social.

Na quarta-feira, num dia que apelidou de "dia da libertação", Trump impôs uma tarifa de 10% sobre as importações de 184 países e territórios, incluindo a UE.

No caso da China, anunciou uma tarifa de 34%, somando-se aos 20% já em vigor, elevando o total para 54%.

A tarifa de base de 10% entra em vigor no sábado, enquanto as tarifas adicionais específicas por país vão entrar em vigor na próxima quarta-feira.

Leia Também: Nintendo adia encomendas da Switch 2 para avaliar impacto das tarifas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas