O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai encontrar-se com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, este sábado à tarde, em Roma, após o funeral do Papa Francisco e um encontro "muito simbólico" com o homólogo norte-americano, Donald Trump.
"A presidente Ursula Von der Leyen e o presidente Zelensky vão encontrar-se esta tarde", anunciou a porta-voz da Comissão Europeia, Paula Pinho.
O chefe de Estado ucraniano descreveu o encontro com Trump, no interior da Basílica de São Pedro, antes do funeral do Papa, como "muito simbólico" e com "potencial para se tornar histórico".
"Foi uma boa reunião. Discutimos muita coisa individualmente. Espero que haja resultados em tudo o que abordámos. Proteger as vidas do nosso povo. Um cessar-fogo total e incondicional. Uma paz fiável e duradoura que impeça a eclosão de uma nova guerra. Reunião muito simbólica, que tem potencial para se tornar histórica, se conseguirmos resultados conjuntos. Obrigado, Donald Trump", escreveu Zelensky no X (ex-Twitter).
Good meeting. We discussed a lot one on one. Hoping for results on everything we covered. Protecting lives of our people. Full and unconditional ceasefire. Reliable and lasting peace that will prevent another war from breaking out. Very symbolic meeting that has potential to… pic.twitter.com/q4ZhVXCjw0
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 26, 2025
A Ucrânia e os Estados Unidos estão a acelerar as conversações para tentar alcançar um cessar-fogo na guerra ucraniana, enquanto a administração Trump está também em contacto com o Presidente russo, Vladimir Putin.
Além de Trump, o presidente ucraniano manteve também uma breve conversa com o presidente francês, Emmanuel Macron, e com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer.
O Eliseu descreveu o encontro como "positivo", embora tivesse anunciado na sexta-feira que, devido ao luto no Vaticano, Macron não participaria em reuniões diplomáticas durante o funeral do Papa Francisco.
O funeral serviu também para um breve encontro entre a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o presidente Donald Trump.
O gabinete da governante divulgou uma fotografia de Meloni com Trump e a primeira-dama Melania Trump na Basílica de São Pedro.
Antes do funeral, Meloni também se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Leia Também: Trump, Zelensky, Macron e Starmer com conversa "positiva" sobre a Ucrânia