A pessoa mais velha do mundo, a freira brasileira Inah Canabarro Lucas, morreu na quarta-feira, aos 116 anos, revelou a Congregação das Irmãs Teresianas do Brasil em Porto Alegre.
A freira nasceu a 8 de junho de 1908 e tornou-se a pessoa mais velha do mundo após a morte da japonesa Tomiko Itooka, também com 116 anos, em janeiro.
Em comunicado, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP), a Congregação das Irmãs Teresianas do Brasil em Porto Alegre agradeceu a "dedicação e a devoção" que Inah Canabarro Lucas demonstrou ao longo da vida.
Apesar de ter vivido até aos 116 anos, a mulher tinha sido uma criança frágil e "muitos duvidaram que sobrevivesse". Tornou-se freira em 1934, com 26 anos, entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
A freira, que dizia que Deus é o "segredo da vida", chegou a receber uma bênção do Papa Francisco em 2018, na altura do seu 110.º aniversário.
Após a morte de Inah Canabarro Lucas, o título passa agora para Ethel Caterham, residente em Surrey, Inglaterra, que tem 115 anos, segundo o Grupo de Investigação Gerontológica dos EUA (GRG) e a base de dados LongeviQuest.
Já Izabel Rosa Pereira, de 114 anos, passou a ser a pessoa mais velha do Brasil. A mulher nasceu a 13 de outubro de 1910 no estado de Minas Gerais.
Leia Também: Mulher que morreu com 117 anos tinha a "microbiota a de uma criança"