O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse, este domingo, que um cessar-fogo com a Rússia poderá ser possível a qualquer momento, durante uma conferência de imprensa conjunta com o homólogo checo, Petr Pavel.
A informação foi avançada pela agência Reuters, que deu conta de que a Ucrânia espera receber 1.8 milhões de projéteis ao abrigo de uma iniciativa checa de assistência militar, ainda este ano.
O responsável já tinha considerado, também este domingo, que o apelo do Kremlin para um cessar-fogo de três dias era "cínico", tendo em conta os ataques da última semana.
É que, recorde-se o homólogo russo, Vladimir Putin, apelou a um cessar-fogo devido às festividades que marcam o aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.
Por seu turno, o presidente ucraniano reiterou a necessidade de um cessar-fogo "real", que dure pelo menos um mês, para que, entretanto, possam ser iniciadas conversações de paz.
"Se houver um cessar-fogo, que não seja nos feriados deles (russos), mas todos os dias", reiterou Zelensky, agradecendo aos seus aliados por continuarem a pressionar Moscovo.
[Notícia atualizada às 16h51]
Leia Também: Zelensky em Praga para reunião com presidente checo