Município de Alcochete vai apoiar 120 idosos na compra de medicamentos

A Câmara Municipal de Alcochete, no distrito de Setúbal, vai apoiar 120 idosos carenciados do concelho na compra de medicamentos, afetando para a medida uma verba de 24 mil euros.

Notícia

© iStock

Lusa
06/02/2025 11:59 ‧ há 2 horas por Lusa

País

medicamentos

A medida foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara realizada na quarta-feira.

 

Segundo a autarquia, as candidaturas para o Programa de Comparticipação de Medicamentos a Idosos Carenciados (PCMIC) no ano de 2025 começam hoje a terminam em 07 de março.

O município de Alcochete, no distrito de Setúbal, prevê que em 2025 estejam mais pessoas em condições de ter acesso a este programa, por isso aprovou a atribuição deste apoio a 120 idosos, com a afetação de 24.000 euros para uma comparticipação anual no valor máximo de 200 euros por pessoa.

Em 2024, de acordo com dados da autarquia, o PCMIC contou com 80 inscrições aprovadas de pessoas idosas em situação de carência económica, às quais correspondeu um investimento de 16.828,19 euros.

"Esta proposta é motivo de orgulho, porque estamos a ser solução para as dificuldades dos idosos. A câmara assume este encargo no valor não comparticipado pelo Estado", disse o presidente da autarquia

O PCMIC tem como principal objetivo promover a igualdade social, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde dos idosos e promover a longevidade deste grupo etário mais vulnerável, proporcionando a possibilidade de aquisição deste bem de primeira necessidade que é a medicação.

Leia Também: Doentes com endometriose já beneficiam da comparticipação de medicamentos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas