Há a possibilidade de vir a nevar no arquipélago dos Açores ainda esta semana. Embora não seja inédito, é algo bastante invulgar.
A possibilidade é confirmada pela previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para 14 de fevereiro, Dia de São Valentim em Portugal.
O IPMA refere que para o Grupo Ocidental é esperada "queda de neve a partir da cota dos 600 metros" e no Grupo Central "queda de neve a partir da cota dos 700 metros". No Grupo Oriental espera-se "queda de neve a partir da cota dos 1000 metros".
Esta possibilidade rapidamente começou a ser analisada por algumas páginas dedicas à meteorologia. A Meteo Trás os Montes, por exemplo, destacou que nunca se terão visto "cotas de neve tão baixas previstas para os Açores".
"600 metros no meio do oceano é verdadeiramente impressionante", vincou, referindo que "atendendo às atuais previsões oficiais" do IPMA e, caso se mantenham, há a possibilidade de serem "lançados avisos por nevadas nos Açores". "Se tal ocorrer, será histórico! Desconhecemos se alguma vez tal ocorreu", frisou.
Já a Meteored Portugal lembrou que "a neve cai com alguma frequência na montanha do Pico, a 2.351 metros de altitude" e que o arquipélago será afetado por uma "massa de ar polar proveniente de latitudes setentrionais" de quinta para sexta-feira, bem como por uma depressão.
Analisando mapas de temperatura, "a queda de neve parece ser validada para os Grupos Ocidental e Central uma vez que se observam valores negativos da temperatura a esta altitude sobre as ilhas que pertencem aos referidos Grupos".
No entanto, segundo a análise, a Meteored antecipa neve, "mas apenas para a montanha do Pico (ilha do Pico". "Sim, para o Pico (ilha do Pico), de momento, prevê-se neve esta sexta-feira. E nas restantes ilhas? É bastante improvável, porém a meteorologia já nos mostrou por diversas vezes que há lugar para surpresas", notaram.
"É possível que o caos (Teoria do Caos) associado às várias variáveis meteorológicas possa permitir queda de neve nos locais mais altos das ilhas dos Grupos Ocidental e Central, tais como o Morro Alto (Flores), Cabeço Gordo (Faial), Pico da Esperança (São Jorge), Serra de Santa Bárbara (Terceira), mencionando apenas alguns. De qualquer das formas, a ocorrer, seria em quantidades residuais e pouco significativas", admitiu.
Há, contudo, possibilidade de a neve chegar "líquida ao solo, derretendo muito rapidamente", uma vez que "o relevo da generalidade das ilhas dos Grupos Ocidental e Central não é suficientemente elevado e acidentado para reter o ar frio que manteria a neve".
Leia Também: Fenómeno meteorológico. Imagens mostram tromba de água em Lagos