Medidas aprovadas. "Agenda anticorrupção não era apenas um PowerPoint"

"Não tenho qualquer hesitação em dizer que é um bom dia para a justiça e para todos os que querem uma justiça célere e independente", afirmou a ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice.

Notícia

© Gerardo Santos/Global Imagens

Notícias ao Minuto
13/02/2025 15:17 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

País

Conselho de Ministros

O briefing do Conselho de Ministros contou, esta quinta-feira, com a presença da ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, e com o ministro da Presidência, António Leitão Amaro. Na reunião que o antecedeu, foram aprovados quatro diplomas, no âmbito da anticorrupção.

 

"Hoje é um dia bom para a Justiça e para o combate à corrupção", começou por dizer Rita Alarcão Júdice.

Segundo a ministra um dos diplomas aprovados diz respeito ao Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC), dando-lhe uma "nova vida".

"Não tenho qualquer hesitação em dizer que é um bom dia para a justiça e para todos os que querem uma justiça célere e independente", acrescentou.

Quando as medidas entrarem em vigor, afirmou a governante, estas terão efeitos "práticos". Quanto ao MENAC, a ministra disse que seria criado um conselho de administração, com mandatos de quatro anos.

"Queremos um MENAC decisivo. Vamos querer mais do MENAC", afirmou.

Governo aprova alteração da orgânica do Mecanismo Nacional Anticorrupção

Governo aprova alteração da orgânica do Mecanismo Nacional Anticorrupção

O Governo aprovou a alteração da orgânica do Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC), que passa a ter um conselho de administração com três elementos e um quadro de pessoal próprio.

Lusa | 15:45 - 13/02/2025

Um segundo diploma "vem repor a prevenção da corrupção nas autarquias locais ao disponibilizar os meios necessários para revigorar a atuação das entidades que herdaram essas competências", explicou.

Rita Alarcão Júdice anunciou que seriam contratados mais 50 inspetores até 2027, 30 dos quais recrutados este ano. "Vamos privilegiar a IGF", afirmou, dando conta de que se dedicariam à "corrupção nas autarquias locais". "Quase metade das denúncias de corrupção têm origem nas autarquias", atirou.

Governo aprova contratação de 50 inspetores para combater corrupção autárquica

Governo aprova contratação de 50 inspetores para combater corrupção autárquica

O Conselho de Ministros aprovou hoje a contratação de mais 50 inspetores especializados em corrupção nas autarquias, onde tem origem quase metade das queixas de corrupção recebidas pelo Mecanismo Nacional Anticorrupção.

Lusa | 16:03 - 13/02/2025

Quanto à terceira medida, a ministra explicou que o Conselho de Ministros vai permitir que possam concorrer ao Supremo Tribunal de Justiça magistrados desembargadores "mais novos", alargando assim a base. "Este diploma altera muitas outras normas relativas ao funcionamento dos Tribunais, incluindo as que viabilizam a criação de assessorias aos magistrados nos tribunais de 2.ª instância, onde não atualmente existem", afirmou.

Governo muda regras de acesso ao Supremo para permitir juízes mais novos

Governo muda regras de acesso ao Supremo para permitir juízes mais novos

O Governo aprovou hoje um diploma que prevê mudanças nas regras de acesso ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ), para permitir o acesso de juízes mais novos.

Lusa | 16:07 - 13/02/2025

Quanto ao quarto diploma, a ministra apontou que se querem eliminar algumas práticas, e que este diploma será o mais "saudado por operadores judiciais", sendo a proposta de lei "que altera o Processo Civil, revendo as regras da distribuição dos processos judiciais".

"Agenda anticorrupção não era apenas um PowerPoint", asseverou.

Governo aprova mudanças na distribuição de processos nos tribunais

Governo aprova mudanças na distribuição de processos nos tribunais

O Conselho de Ministros aprovou hoje uma proposta de lei para que a distribuição dos processos nos tribunais seja feita apenas com a presença de um oficial de justiça.

Lusa | 17:07 - 13/02/2025

(Re)veja o briefing do Conselho de Ministros:

[Notícia atualizada às 17h11]

Leia Também: Provedora de Justiça defende criação de relatório anual sobre corrupção

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas