As sextas-feiras são dias especiais nos Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, conhecido também por Amadora-Sintra.
Nairobi, uma cadela de raça labrador da Ânimas - Cães de Assistência, leva até cada quarto, segundo revelou o Amadora-Sintra no site e redes sociais, "conforto e sorrisos", fazendo as delícias dos pacientes mais novos e das suas famílias.
Na semana passada, o sucesso da Nairobi foi ainda mais longe. A cadela tornou-se numa estrela mundial, através da lente do fotojornalista norte-americano John Fabiano, natural de Buffalo, Nova Iorque, que anda a percorrer o Mundo a fotografar cães em momentos extraordinários.
Posteriormente, a "missão especial da Nairobi", que entretanto também chegou à Psiquiatria de Adultos do Amadora-Sintra, foi partilhada na conta de Instagram do projeto do 'Wags Around The World', que tem milhares de seguidores.
"Nairobi é tão popular que alguns pacientes agendam consultas para os dias em que ela está lá. É uma alma gentil que adora abraçar e nunca se cansa de brincar [...]. Assim que Nairobi chega, os quartos do hospital ficam iluminados. Ela traz muita energia positiva simplesmente com a sua presença", lê-se numa das publicações dedicadas ao 'trabalho' da labradora.
Num outro post, o fotojornalista fala também de Inês, a cuidadora de Nairobi e colaboradora da Ânimas.
"A Inês é tão boa no seu trabalho", começa por escrever John Fabiano, acrescentando que "amar e trabalhar com cães claramente é natural para ela".
Inês "também tem uma personalidade contagiante e positiva, que combina perfeitamente com o trabalho dos cães terapêuticos. Não falo português, mas consegui reconhecer quão rápido a Inês se conecta com os pacientes [...]. A alegria que ela e os cães trazem aos hospitais é um presente tão grande", salienta ainda.
Desde que abraçou este projeto, John Fabiano já documentou histórias de cães de mais de 19 países. Depois de passar por Lisboa, onde fotografou a "missão" de Nairobi, o fotojornalista deu um salto até Porto, onde acabou também por encontrar outros cães 'heróis'.
Leia Também: Primavera 'esconde' perigo para os cães. Cuidado com esta flor tóxica