Foi a 16 de setembro de 1276 que um português foi eleito Papa na cidade italiana de Viterbo - conhecida como a cidade dos Papas e onde foi realizado o primeiro Conclave -, tendo sido oficializado quatro dias depois. Chamava-se Pedro Julião, mas era mais conhecido como Pedro Hispano.
João XXI foi o nome papal escolhido por Pedro Hispano, que nasceu em Lisboa, não se sabendo o ano exato. Estudou na escola episcopal de Lisboa, tendo mais tarde prosseguido os estudos na Universidade de Paris e, posteriormente, foi professor na Universidade de Sienna, em Itália.
Em 1261, foi eleito Decano da Sé de Lisboa após ter ingressado no sacerdócio. Cerca de 10 anos depois, é nomeado Arcebispo de Braga pelo então Papa, Gregório X. Já um ano depois, é elevado a cardeal da Ordem dos Bispos, tornando-se, mais tarde, também médico principal do Sumo Pontífice, em 1275.
A eleição de Pedro Hispano feita pelo Conclave, como é ainda hoje habitual, ocorreu durante um período conturbado devido a questões políticas e religiosas que motivaram agressões físicas a diversos cardeais.
Como foi o seu pontificado?
O pontificado de João XXI foi curto, tendo durado apenas 242 dias, marcado pela sua fidelidade ao XIV Concílio Ecuménico de Lyon e pela decisão de castigar aqueles que tinham maltratado os cardeais presentes no Conclave que o elegeu.
Dedicou-se também ao principais problemas que afligiam a Europa naquela altura, tendo conseguido uma reconciliação com a Igreja Ortodoxa, as relações com o Império Mongol e a preparação de uma nova cruzada à Terra Santa. Foi mediador em vários conflitos europeus.
No entanto, acredita-se que o Papa João XXI dedicava-se mais aos seus estudos e à medicina do que ao seu papel de Sumo Pontífice e, por isso, delegou uma parte das suas funções ao cardeal Orsini, que mais tarde viria a ser o Papa Nicolau III.
Morreu a 20 de maio de 1277 quando estava no seu aposento e as paredes se desmoronaram, num altura que o Palácio Apostólico estava em obras. Foi sepultado junto ao altar-mor da Catedral de São Lourenço, em Viterbo, Itália.
As homenagens
O seu nome foi dado, por exemplo, ao Hospital Pedro Hispano e à Estação Pedro Hispano, em Matosinhos. Há ainda a Avenida Pedro Hispano, em Joane, Vila Nova de Famalicão.
Em Lisboa, Braga e Vermoim, existe a Avenida João XXI. No distrito de Coimbra, existe o Instituto Pedro Hispano.
Leia Também: AO MINUTO: Corpo do Papa já chegou à Basílica de S. Pedro; Fiéis aplaudem