Uma mulher deu à luz no corredor da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), conhecida como hospital do Barreiro, na manhã de segunda-feira, 21 de abril, enquanto esperava que o Bloco de Partos abrisse.
Sabe o Notícias ao Minuto que a mulher teve o filho ajoelhada no chão da unidade hospitalar, depois de uma série de fortes contrações e que foi ela própria que segurou o bebé com as suas mãos. Só nessa altura foi assistida.
Ao Notícias ao Minuto o hospital confirmou que, "no dia 21 de abril, uma utente grávida de termo, dirigiu-se a este hospital, cuja Urgência de Ginecologia/Obstetrícia se encontrava temporariamente encerrada ao exterior" e que "o parto ocorreu, pelas 8h30, a caminho do Bloco de Partos".
"Foram de imediato alertados os profissionais de saúde que estavam na Urgência de Obstetrícia e que prestaram os cuidados imediatos e adequados, transportando a utente para o interior do Bloco de Partos e assegurando os cuidados necessários à mãe e filho", assegurou o Conselho de Administração da ULSAR, acrescentando que a grávida não realizou nenhum "contacto prévio com a Linha SNS 24", como deve ser feito, segundo as novas regras do SNS, e "dirigiu-se à urgência geral".
Apesar disso e da "Urgência de Ginecologia/Obstetrícia se encontrar temporariamente encerrada ao exterior", os responsáveis pelo hospital garantiram ao Notícias ao Minuto que "permanecem no serviço profissionais de saúde especializados para dar resposta a situações internas e situações emergentes que possam surgir, tal como aconteceu esta segunda-feira".
Já a recém-mamã não ganhou para o susto. Porém, tanto ela como o bebé, que nasceu com quase 3,5 kg, pelo que foi possível apurar pelo Notícias ao Minuto, estão bem e a recuperar do parto.
Leia Também: Grávida 3h em ambulância? Diretor-executivo diz que houve falha da utente