OesteCim com resultado positivo de 3,5 milhões de euros em 2024

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) terminou o ano de 2024 com um resultado líquido positivo superior a 3,5 milhões de euros, segundo os documentos de prestação de contas aprovados esta quarta-feira pela Assembleia Intermunicipal.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
23/04/2025 23:19 ‧ há 8 horas por Lusa

País

Caldas da Rainha

Os documentos de prestação de contas, a que a agência Lusa teve acesso, demonstram que a comunidade que integra os doze municípios do Oeste teve, em dezembro de 2024, um resultado liquido positivo de 3.576.273,75 euros.

 

O resultado mantém a tendência de subida que já se registava nos anos anteriores, depois de em 2023 o resultado positivo ter sido de 2,9 milhões de euros, evidenciando uma subida de 1,9 milhões relativamente ao ano de 2022.

As contas, apresentadas hoje aos deputados, dão nota de que a receita cobrada em 2024 ascendeu a 20.796.993 euros, evidenciando um crescimento de 20% relativamente a 2023.

A despesa totalizou 15.871.548 euros, mais 12% do que o valor gasto no ano anterior.

De acordo com as demonstrações financeiras, a OesteCim conta ainda com um saldo de gerência superior a 11,2 milhões de euros, resultado da "boa governança" que o executivo intermunicipal, presidido por Pedro Folgado (PS), considera ter sido realizada.

Segundo os documentos de prestação de contas, em 2024 a OesteCim desenvolveu 33 iniciativas "alinhadas com as megatendências e objetivos de desenvolvimento sustentável", 14 projetos na área digital, nove iniciativas de inclusão social, seis projetos de ação climática, quatro projetos na área do território.

Os documentos de prestação de contas foram aprovados por unanimidade, naquela que foi a última reunião da Assembleia Intermunicipal com a atual composição, já que a próxima reunião será em dezembro, já depois das eleições autárquicas que deverão ocorrer em setembro.

 A OesteCim é composta pelos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche, do distrito de Leiria, e por Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, do distrito de Lisboa.

Leia Também: CDU candidata estudante universitário à câmara das Caldas da Rainha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas