"Não saberei explicar como, mas deixou-me uma profunda alegria no coração. Primeiro, porque o Espírito Santo nos deu um Papa e depois porque apontou de imediato esta paz desarmada e desarmante que nos vem de Cristo e que, ao mesmo tempo, nos projeta para um mundo que Ele quer que seja um mundo de paz, mas cujo caminho coloca nas nossas mãos", disse o bispo, numa reação após a primeira aparição do novo Papa.
Citado no portal Igreja Açores, Armando Esteves Domingues que as primeiras palavras no novo pontífice indicam o caminho "para o amor, para o diálogo e para o acolhimento".
"O nome escolhido lembra-nos Leão XIII, que nos trouxe a Rerum Novarum, a encíclica dedicada às causas sociais da Igreja num mundo que estava em profunda transformação, como está o nosso, e isso é indispensável neste momento", acrescentou o prelado de Angra.
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi hoje eleito Papa pelo colégio cardinalício, ao segundo dia do conclave que se seguiu à morte do Papa Francisco, ocorrida no dia 21 de abril.
O novo Papa, que assumiu o nome de Leão XIV, era até agora Prefeito do Dicastério para os Bispos.
Considerado um progressista ou reformista, foi criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 30 de setembro de 2023.
É o primeiro Papa norte-americano da história da Igreja Católica.
Leia Também: CEP diz que Leão XIV será "construtor de pontes para paz e justiça"