O Comando das Forças Terrestres está a conduzir o ORION 25, "o maior exercício do Exército Português", destacaram as Forças Armadas, esta quarta-feira. O exercício tem como objetivo "integrar todas as forças nacionais e internacionais que constituem o European Union Battlegroup 25-2/26-1 (EUBG 25-2/26-1).
"O exercício ORION 25 visa exercitar a integração e a interoperabilidade entre as forças dos cinco países que participam no compromisso EUBG 25-2/26-1, numa operação de resposta a uma crise em ambiente não permissivo", lê-se numa nota enviada às redações.
O EUBG 25-2/26-1, sublinhe-se, é uma força multinacional, de reação Rápida da União Europeia, "centrada na componente terrestre, que integra forças navais, aéreas e de operações especiais, com cerca de 2.200 militares de Portugal, França, Itália, Roménia e Espanha".
O exercício tem como cenário a região do Levonto, uma "área geográfica fictícia situada a 6.000 km de distância de Bruxelas" e conta com a participação "que ascende aos 1.700 militares e 350 viaturas".
"O exercício ORION 25 é conduzido em áreas de interface que permitem, simultaneamente o operar nos centros urbanos de Ponte de Sor, no Aeródromo de Ponte de Sor, na região do Domingão e na freguesia da Bemposta e obter o máximo partido do Campo Militar de Santa Margarida, o campo de manobras do Exército, enquanto área de excelência para treino de forças militares nacionais e internacionais", indicou o Exército.
Amanhã, 15 de maio, acontecerá uma exposição de capacidades e meios de todas as forças que integram o EUBG 25-2/26-1 e um exercício tático com fogos reais empenhando os principais sistemas de armas das forças que participaram no ORION 25, na Brigada Mecanizada, em Santa Margarida.
Leia Também: Israel apela à evacuação de portos controlados por Huthis