A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) retirou do mercado seis mil queijos contaminados de uma queijaria do concelho de Borba, após ter sido detetada a presença de E. Coli STEC e salmonella.
"A ASAE, através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional XI (Évora), com a Brigada Especializada de Indústrias, levou a cabo uma operação de prevenção criminal para assegurar meios de prova e garantir a segurança dos consumidores, após resultados laboratoriais realizados no Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE confirmarem a presença de E. Coli STEC e salmonella spp. em queijo de ovelha curado, produzido com leite cru, numa queijaria do concelho de Borba", lê-se numa publicação partilhada pela ASAE na sua página de Facebook.
Na operação foram apreendidos "6.000 queijos, incluindo os lotes contaminados, destinados a destruição", "apreensão cautelar de lotes adicionais para análise laboratorial" e será instaurado um "processo-crime por suspeita de comercialização de géneros alimentícios avariados".
A autoridade explica que "esta intervenção decorreu após colheitas realizadas no âmbito do Plano Nacional de Colheita de Amostradas da ASAE, instrumento de vigilância dos produtos alimentares colocados no mercado que visa assegurar a segurança alimentar e a proteção da saúde pública".
Leia Também: Identificados após "situações de emergência" associadas a 'smartshops'