No seu primeiro discurso após ter sido reeleito como presidente da IL, com 73,4% dos votos, Rui Rocha afirmou que, nos últimos dois anos, foi criada a ideia de que o partido "não estava unido".
"É verdade que a IL nunca será um partido de uma voz única nem de pensamento único. Terá sempre um debate aceso, opiniões diversas, diferentes perspetivas, mas sempre soubemos que esse debate aceso não correspondia a qualquer fratura no partido nem a divergências insuperáveis", afirmou.
Para Rui Rocha, o resultado que a sua lista obteve hoje, confirma que "o partido está unido em torno de um programa político praticamente consensual e em torno de uma liderança e de um projeto para mudar Portugal".
"Houve quem alimentasse a ideia de desunião. Não sei que interesses servia, mas sei que não servia os interesses do partido", afirmou, numa crítica implica ao seu adversário na disputa interna, Rui Malheiro.
O líder da IL disse receber o resultado da sua reeleição "sem surpresa", salientando que sempre confiou nos membros da IL e sabia que eles confiavam na sua direção, mas afirmou que a encarava "com humildade", reconhecendo que "há seguramente coisas a melhorar, críticas e contributos" feitos ao longo da convenção que devem ser considerados.
"E há seguramente muitas pessoas muito válidas em todas as listas que se apresentaram a eleição aos diferentes órgãos do partido. Eu assumo a responsabilidade de fazer o partido crescer para que todos venham a ter as oportunidades que o seu mérito justifica", prometeu.
No início do seu discurso, Rui Rocha dirigiu uma "saudação especial" a Rui Malheiro e aos membros que integraram a sua lista, na única vez que mencionou o seu adversário em toda a intervenção. No final do discurso, Rui Malheiro subiu ao palco e abraçou Rui Rocha.
Rui Rocha foi hoje reeleito para um segundo mandato de dois anos à frente da Iniciativa Liberal, após a lista com que se apresentou a eleições ter obtido 73,4% dos votos.
Já a lista do seu adversário na disputa pela liderança, o conselheiro nacional Rui Malheiro, obteve 26,6% dos votos dos membros que participaram na IX Convenção Nacional, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.
Leia Também: "A IL vai estar ativa na discussão sobre segurança em Portugal"