Escolha de debates? "É assim que se perde a confiança na classe política"

Miguel Poiares Maduro comentou a decisão da AD de colocar Montenegro nuns debates e Nuno Melo noutros.

Notícia

© Global Imagens

Natacha Nunes Costa
31/03/2025 08:53 ‧ há 2 dias por Natacha Nunes Costa

Política

Poiares Maduro

Miguel Poiares Maduro analisou, na noite de domingo, na RTP, a posição de Luís Montenegro quanto aos debates televisivos com os opositores políticos das Eleições Legislativas, marcadas para dia 18 de maio.

 

Para o social-democrata o primeiro-ministro tomou uma "má e criticável decisão" ao passar alguns dos debates para as mãos de Nuno Melo, uma vez que essa escolha nem tem "qualquer critério", ou tem um "critério subjetivo".

"Luís Montenegro ao escolher com quem vai debater, escolhe o que vai debater, para colocar o foco das eleições não nos temas pessoais mas sim no Governo. [Porque] a sua grande vantagem é o Governo, que tem uma popularidade que pode permitir a vitória da AD", realçou o ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, relembrando que os debates deviam ser "definidos pelos jornalistas".

Apesar de criticável, Poiares Madura lembrou que a 'fuga' aos debates, assim como "dar conferências de imprensa sem perguntas dos jornalistas [...] "infelizmente, não é algo novo na política portuguesa".

"Pedro Nuno Santos, que agora vem criticar e bem, recusou debater com José Luís Carneiro quando foram as eleições para a liderança do PS", recordou, acrescentando que "António Costa também fez isso [conferências de imprensa sem perguntas] várias vezes".

"Infelizmente, há na cultura política portuguesa essa tradição dos líderes políticos - quando entendem que lhes é mais conveniente, que assumem ou presumem que estão na liderança e não querem correr o risco de perder essa liderança - quererem escolher candidatos cujos os temas acham que são mais favoráveis em termos de debate e acabam por tomar essas decisões", afirmou o também ex-eurodeputado.

O que é, na opinião de Poiares Maduro, "pronuncioso, a longo prazo, para a nossa democracia" e"explica porque é que as pessoas vão perdendo confiança na nossa na classe política".

Recorde-se que Luís Montenegro só quer debater com PS, Chega, Iniciativa Liberal e PCP. Para os restantes debates com os partidos com assento parlamentar  - BE, Livre e PAN - a Aliança Democrática (AD) 'nomeou' Nuno Melo.

Leia Também: Montenegro está "a empobrecer" campanha ao recusar debates

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas